Lusa passa a incluir número de apoio a vítimas de violência de género
A agência Lusa vai passar a incluir, em artigos que façam referência a violência de género publicados no seu 'site', um rodapé a dar indicação sobre o número de apoio às vítimas, segundo uma nota do seu presidente, Joaquim Carreira.
© iStock
País Violência de género
"A partir desta data, 08 de março, dia da Mulher, os textos que façam referência à violência de género, quando publicados no site da Lusa, no banner de acesso livre da Igualdade de Género, exibirão no final um rodapé", destaca, no comunicado.
Nesse rodapé lê-se: "se é vítima de violência de género ou conhece alguém que o seja ou corra o risco de o ser, pode contactar a linha nacional de apoio 800 202 148 ou enviar sms para 3060. O serviço de informação, gratuito, anónimo e confidencial, funciona 24 horas por dia. Peça apoio. Denuncie".
O texto será "colocado automaticamente nas notícias no site da Lusa que tenham assinalado o tema 'Igualdade de Género' e foi consensualizado com a Comissão para a Igualdade da Lusa, que fez a proposta", destacou, na mesma nota.
A Lusa comprometeu-se a divulgar materiais de informação e sensibilização para a prevenção da violência contra as mulheres e violência doméstica, na "sequência do protocolo celebrado com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) em que foi assinalada a adesão da agência ao Pacto contra a Violência".
Leia Também: Uma em cada cinco notícias sobre violência de género "justificam-na"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com