Três homens, com idades entre os 17 e os 51 anos, foram detidos na quarta-feira, dia 6 de março, por serem suspeitos da prática do crime de falsificação no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.
Os suspeitos eram "passageiros de um voo" e, ao serem controlados na porta de embarque, verificou-se que "eram portadores de passaportes supostamente adulterados", refere o Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado.
Na sua companhia estava um familiar, menor de idade, com um documento idêntico.
As diligências policiais efetuadas pela Polícia de Segurança Pública apuraram que "os documentos eram efetivamente falsos" e que "estes cidadãos tinham um pedido de proteção internacional apresentado na Bélgica".
"Indagados sobre o acesso aos documentos, os mesmos declararam que os adquiriram no Afeganistão em troca de quantia monetária", refere ainda a nota.
Os indivíduos foram detidos e constituídos arguidos. Após serem presentes a primeiro interrogatório judicial, ficaram sujeitos à medida de coação de Termo de Identidade e Residência (TIR) até ao julgamento.
Leia Também: Passageiro de voo apanhado com passaporte, CC e carta de condução falsos