O novo funicular da cidade de Lisboa, que liga o bairro da Graça à Mouraria, já está a circular. O veículo foi inaugurado na quarta-feira, 15 anos após ter começado a ser construído.
O Funicular da Graça assegura o percurso a partir da Rua dos Lagares, na Mouraria, até ao Miradouro Sophia de Mello Breyner Andresen, em frente à igreja da Graça.
Trata-se de uma via única, constituída por carris e com apenas dois pontos de paragem no início de cada trajeto, tendo capacidade para transportar o máximo de 14 pessoas por viagem, em cerca de minuto e meio. Irá funcionar todos os dias entre as 9h00 e as 21h00.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, inicialmente as viagens vão ser gratuitas, passando depois a ser pagas, exceto para portadores do passe Navegante.
A obra da sua construção teve alguns contratempos tendo em conta descobertas arqueológicas relacionadas com a muralha pertencente à Cerca Fernandina que levaram à interrupção das obras em 2016, tendo sido retomadas somente em 2021 e terminado no final do ano passado.
Pode ver as imagens no Funicular da Graça a funcionar na galeria acima.
Leia Também: Lisboa. Funicular da Graça inaugurado 15 anos após iniciar construção