Português detido na Indonésia levou cocaína líquida em frascos de champô

Rui Viana e o outro português, identificado apenas como FMGS, tinham funções diferentes no esquema.

Notícia

© Reprodução Facebook

Marta Amorim
25/03/2024 18:52 ‧ 25/03/2024 por Marta Amorim

País

Detenção

Rui Viana, o português detido na Indonésia por alegado tráfico de droga, recebeu 6 mil euros para levar três frascos de champô com droga para aquele país. 

Quem o avança é a polícia local, que deu esta segunda-feira uma conferência de imprensa, revelando mais pormenores sobre o caso. 

Rui Viana, filho de Rui Óscar, antigo futebolista do Marítimo, que também representou o FC Porto e o Boavista, foi apanhado ainda no aeroporto com três frascos de champô cheios de cocaína líquida, pode ler-se no Detik News. 

"Prendemos um homem com as iniciais RPAV [Rui Viana] no dia 17 de março, que atuava como estafeta", referiu o diretor da Ditres Narkoba, Kombes Pol Hengki acrescentando que, em troca, terá recebido "um pagamento de seis mil euros".

A polícia procura agora "potenciais destinatários" em Bali, frisando já ter detido um deles, o segundo português, mencionado apenas como FMGS.

Rui Viana foi detido logo à chegada ao país, no aeroporto, quando a sua mala foi revista. 

"Um dos frascos de champô continha cocaína líquida com um peso bruto de 977,2 mililitros ou 1005,4 gramas. Um segundo frasco com um peso bruto de 709,3 mililitros ou 729,7 gramas. E o outro frasco de champô pesava 912,4 mililitros ou 938,7 gramas. Portanto, a [quantidade total] era 2.598,9 mililitros ou 2.673,8 gramas", explicou o responsável pela investigação.

A polícia apreendeu ainda 6 mil euros em dinheiro, dois passaportes e três telemóveis. 

Os suspeitos deverão ser acusados do crime de tráfico de estupefacientes, podendo ser condenados a um “pena mínima cinco anos de prisão e máxima 20 anos de prisão”, revelou ainda o diretor. 

Os dois portugueses receberam na quinta-feira uma visita prisional consular por parte da Embaixada de Portugal em Jacarta.

O Notícias ao Minuto entrou em contacto com o Ministério dos Negócios Estrangeiro para pedir mais esclarecimentos, mas ainda não foi possível obter resposta. 

Leia Também: Quem é Rui, o jovem madeirense de 20 anos detido na Indonésia

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas