A Direção Nacional da Saúde (DGS) assinalou o Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral (AVC), que se comemorou no domingo, dia 31 de março, e deixou o alerta de que "metade dos AVC podem ser prevenidos".
De acordo com uma publicação feita pela DGS no Facebook, os AVC podem ser prevenidos se controlar a pressão arterial e deixar de fumar. Mas sabe o que é e os riscos que implica um AVC? Um AVC é um acontecimento frequente, sendo que "uma em cada 4 a 6 pessoas no mundo sofre um AVC na vida". Estes acidentes podem afetar qualquer pessoa, independentemente do género ou idade.
Este tipo de problema de saúde ocorre subitamente, sendo que a "maioria parece "um ataque" imediato com sintomas e incapacidade súbita". Segundo a nota da DGS "quase 30% dos sobreviventes sofrerá de incapacidade permanente", enquanto que "quase 30 % pode morrer na sequência desta doença".
A DGS refere ainda que o AVC é tratável, sendo que o mais adequado na fase aguda pode reduzir em 50% as taxas de morte e incapacidade". Ainda assim, "70% das pessoas com AVC pode ter uma vida independente com tratamento precoce e reabilitação".
Leia Também: Via Verde do AVC? INEM encaminhou 24 doentes por dia em 2023