Uma equipa de mergulhadores da Marinha Portuguesa foi destacada, durante esta semana, para desempenhar uma missão de apoio à fiscalização marítima e capacitação da guarda costeira em São Tomé e Príncipe.
Em causa está uma "missão crucial de apoio", cuja "uma das principais tarefas é a instalação do sistema de amarração para a Embarcação de Alta Velocidade EAV Príncipe, que se junta ao NRP Centauro", destaca a Marinha através de um comunicado.
A operação é "de extrema importância", uma vez que "permite que a embarcação permaneça fundeada na baía Ana Chaves". Desta forma, é garantida "a prontidão operacional contínua em apoio à Guarda Costeira são-tomense".
"O sistema de amarração instalado garante a segurança e estabilidade da EAV Príncipe na baía Ana Chaves, fundamental para fortalecer a capacidade de resposta em diversas operações marítimas, como patrulhamento, vigilância e salvaguarda da vida humana e da segurança nas águas territoriais de São Tomé e Príncipe", destaca ainda a nota.
Nos próximos dias, deverão ser "realizadas operações de inspeção e manutenção às infraestruturas submarinas na baía Ana Chaves e nas obras vivas do NRP Centauro".
Leia Também: Madeira. Marinha resgata idosa a bordo de embarcação após "indisposição"