Meteorologia

  • 20 SEPTEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 23º

25 Abril. Guarda celebra os 50 anos de Abril com iniciativas até 2025

A Câmara Municipal da Guarda celebra os 50 anos do 25 de Abril com iniciativas até 2025, com uma programação que conta com o envolvimento das escolas, coletividades e artistas locais, foi hoje anunciado.

25 Abril. Guarda celebra os 50 anos de Abril com iniciativas até 2025
Notícias ao Minuto

21:44 - 04/04/24 por Lusa

País 25 de Abril

um programa que se vai desenvolver ao longo de um ano. Foi uma forte ambição que colocámos neste programa e o objetivo está alcançado", disse o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, na apresentação do programa preparado pela Comissão das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974 e pelos técnicos da autarquia.

O autarca considerou que se trata de um programa "ambicioso, muito plural, muito eclético" e apelou aos guardenses para aderirem às diversas iniciativas para que as comemorações que "já são ricas no seu programa sejam também ricas ao nível da atração de pessoas".

Sérgio Costa destacou a apresentação do livro sobre a história da cidade "Guarda. Das origens à atualidade", no dia 24 de abril; a sessão solene comemorativa do 25 de Abril com intervenção de todos os partidos representados na Assembleia Municipal e a inauguração da escultura 50 anos de Abril.

A obra, que irá ser colocada na rotunda da Avenida Monsenhor Mendes do Carmo, será uma "escultura marcante" que irá retratar o antes, o durante e o após da Revolução, disse.

O autarca lembrou que "era uma velha aspiração de muitos guardenses" e assegurou que será "mais um ícone na cidade".

O presidente da Câmara da Guarda evidenciou ainda a Tribuna Jovem a realizar dia de 20 de abril com a participação do ex-ministro da Cultura João Soares e o analista político João Maria Jonet que irão apresentar o ponto de vista de duas gerações completamente diferentes.

"Iremos desafiar a juventude da Guarda, as juventudes partidárias, das associações de estudantes, das nossas freguesias para poderem participar nessa tertúlia que será um momento muito importante nas comemorações do 25 de Abril", apontou.

Uma boa parte das iniciativas é dinamizada pelos três equipamentos culturais da cidade, o Teatro Municipal da Guarda (TMG), o Museu da Guarda (MG) e a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL). As atividades contam com o envolvimento das escolas, das coletividades e dos artistas locais.

No TMG terão lugar diversas iniciativas ligadas à dança, à música e ao teatro. A coordenadora do TMG, Carla Morgado, mencionou a estreia nacional "As Palavras Não Ditas" pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora (dia 13 de abril), o espetáculo "25 de Abril -- A Divina Surpresa", uma coprodução Trigo Limpo - ACERT e TMG (dias 17 e 18 de maio) e as quatro peças apresentadas pelos alunos envolvidos no projeto de teatro na escola dinamizado pelo TMG.

O responsável pelo MG, Thierry Santos destacou as diversas exposições, a 8.ª edição do Simpósio Internacional de Arte Contemporânea dedicada ao tema "25 de Abril: aquela manhã clara e limpa", de 12 a 20 de junho, e o espetáculo de 'videomapping' "Luzes da Liberdade: 50 Anos do 25 de Abril de 1974", a ter lugar no pátio do Museu na noite de 24 de abril, seguido do concerto "José Afonso e o Povo", por César Prata.

Na BMEL destaca-se uma mostra de livros censurados, a apresentação do projeto editorial comemorativo de 1974 -- 50 anos Alfredo Cunha (17 de maio) e a exposição "Voz do Silêncio -- Prisões Políticas Portuguesas".

Leia Também: 25 Abril. População de Aljezur integra espetáculo para celebrar liberdade

Recomendados para si

;
Campo obrigatório