Meteorologia

  • 18 NOVEMBER 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Naufrágio em Tróia. Vítimas são pai e filho de 13 anos e dois jovens

As vítimas do naufrágio de uma embarcação de recreio ao largo de Tróia, concelho de Grândola (Setúbal), este domingo, eram o pai, de 45 anos, e o filho de 13 anos, assim como dois jovens irmãos, de 21 e 23 anos.

Naufrágio em Tróia. Vítimas são pai e filho de 13 anos e dois jovens
Notícias ao Minuto

14:25 - 07/04/24 por Marta Amorim

País Acidente

Os corpos de uma criança de 13 anos e de um adulto já foram recuperados após o naufrágio em Tróia, confirmou o Notícias ao Minuto junto de fonte da Autoridade Marítima Nacional. 

As vítimas do naufrágio de uma embarcação de recreio ao largo de Tróia, concelho de Grândola (Setúbal), este domingo, eram o pai, de 45 anos, e o filho de 13 anos, assim como dois jovens de 21 e 23 anos, de acordo com uma atualização da informação divulgada pela Polícia Marítima.

O capitão do Porto de Setúbal e comandante-local da Polícia Marítima, Serrano Augusto, esclareceu que os dois jovens são irmãos, em declarações à CNN Portugal. O timoneiro, que foi resgatado com vida, não tinha qualquer relação de parentesco com os restantes tripulantes, de acordo com o responsável. Além disso, apenas a criança vestia um colete salva-vidas.

Os elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Setúbal detetaram e recuperaram o corpo da criança. O corpo de um dos três adultos desaparecidos foi detetado pela aeronave da Força Aérea Portuguesa, tendo sido recuperado pela embarcação da Polícia Marítima. 

Os corpos foram transportados para terra, onde foram declarados os óbitos pelo médico do INEM. Serrano Augusto indicou à Lusa que "por volta das 14h20, estavam "a ser recuperados" da água.

Agora, "prosseguem as buscas para localizar os corpos dos outros dois náufragos", nomeadamente o jovem de 21 anos e o homem de 45 anos.

Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Litoral, o alerta para a ocorrência, que está a ser coordenada pela Polícia Marítima de Setúbal, foi dada aos bombeiros às 10h50.

O capitão do Porto de Setúbal e comandante-local da Polícia Marítima, Serrano Augusto, explicou à Lusa que "a embarcação de recreio terá naufragado pelas 07h00, a cerca de milha e meia de Tróia". "Mas só tivemos o alerta por volta das 10h00", acrescentou o responsável da Polícia Marítima.
 
Na embarcação, "seguiam cinco pessoas", das quais "uma, o timoneiro, já foi resgatado com vida".

A embarcação, de acordo com o mesmo responsável, ter-se-á virado quando foi alvo de "um golpe de mar, que fez com que os passageiros tivessem sido 'cuspidos' para a água".

As buscas pelas duas pessoas que ainda se encontram desaparecidas estão a ser coordenadas pelo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Setúbal e estão empenhadas, por mar, uma embarcação do Comando-local da Polícia Marítima de Setúbal e duas embarcações das Estações Salva-vidas de Sesimbra e Sines.

A efetuar buscas por terra estão ainda elementos da Polícia Marítima, dos Bombeiros Voluntárias de Grândola e da GNR da Comporta.

A colaborar nas buscas estão drones do Centro de Experimentação Operacional da Marinha (CEOM), um navio da Marinha Portuguesa e uma aeronave da Força Aérea Portuguesa.

[Notícia atualizada às 17h32]

Leia Também: Homem de 62 anos resgatado em Tróia por outra embarcação após naufrágio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório