"É, sem dúvida, o género musical que me preenche e completa. Permite-me voar, sonhar e divagar com uma liberdade plena", disse hoje o autor do trabalho discográfico à agência Lusa.
Cada uma das 11 músicas gravadas, explicou, "tem um tema geralmente simples e não muito longo, com inspiração em algo ou alguém".
"Baseado nesse mesmo tema, faço o que na música chamamos improvisação, sem qualquer regra, o que me permite sonhar e divagar ao piano como um riacho que corre livremente ou como um pássaro que voa ao sabor do vento", acrescentou o compositor e maestro.
Jó Dutra é o pseudónimo de Jorge Humberto Simões Pratas, nascido há 51 anos em Coimbra, mas que reside na Lousã e trabalha em Miranda do Corvo como professor de música, repartindo a atividade criativa entre a escrita e a música.
"Ao fim de tantos anos e de tantas experiências musicais, é este o encontro comigo mesmo", declarou.
Do CD 'Temas e Devaneios' fazem parte os seguintes trechos: 'Papillon', 'Mar sereno e calmo', 'Doce chuva de outono', 'Sem palavras', 'Frio', 'Mar', 'Outono', 'Embalo das árvores', 'Chuva e devaneio', 'Para ti' e 'O teu tema, meu amor'.
'Frio', por exemplo, "é inspirado no frio de inverno da Serra da Lousã", com as suas levadas e o castelo medieval da Lousã, um complexo orográfico e natural que ocupa ainda território dos municípios de Miranda do Corvo, Góis e Penela, no distrito de Coimbra, e Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, no distrito de Leiria.
O lançamento do disco, que já está à venda, será no dia 20 de abril, às 15h30, na Casa Amarela, em Miranda do Corvo, cuja Câmara Municipal apoia a iniciativa.
Leia Também: A morte, o medo e o silêncio sentam-se à mesa no São Luiz