Montenegro quer "aprofundar relações comerciais" com Angola

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, recebeu um convite do presidente de Angola, João Lourenço, para visitar Luanda. Encontro no país pode acontecer em julho.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Getty Images

Notícias ao Minuto
26/04/2024 15:23 ‧ 26/04/2024 por Notícias ao Minuto

País

Luís Montenegro

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, deu, esta sexta-feira, uma conferência de imprensa após uma reunião com o presidente de Angola, João Lourenço.

"É nossa intenção poder aprofundar as relações comerciais entre Portugal e Angola, dando às empresas portuguesas as condições de terem ainda mais intensidade na sua atividade em Angola e também proporcionar ás empresa angolanas iguais oportunidades em Portugal", afirmou Montenegro.

O chefe de Governo sublinhou que  havia empresas portuguesas as mais variadas áreas a atuar em Angola, e que esta situação era para continuar. "Temos muito interesse em continuar a trilhar esse caminho comum", acrescentou.

Montenegro agradeceu ainda a João Lourenço pela amizade e cooperação, numa altura em que se olha não só para o que os dois países têm feito em conjunto, "mas para o que ainda vão fazer". "É a pensar no futuro, no bem-estar dos angolanos e dos portugueses que o recebemos e acolhemos hoje, na esperança de que as nossas relações quanto mais fortes estiveram, mais produtivas vão ser para a qualidade de vida dos nossos povos", atirou.

Após as declarações do primeiro-ministro, foi a vez de João Lourenço falar. O líder angolano sublinhou que já tinha falado com Luís Montenegro, na altura em que o país deu a vitória à Aliança Democrática, mas que Luanda entendeu ser agora "uma boa oportunidade" para um primeiro encontro entre os dois.

"As duas delegações trabalharam e reitero o que acaba de dizer o primeiro-ministro. Acordamos em realizar a comissão mista intergovernamental em Lisboa, comissão essa que vai, entre outras coisas, preparar a vista a Luanda do primeiro-ministro Luís Montenegro", explicou, referindo que, "se possível", a visita poderia já acontecer em julho.

João Lourenço convidou Luís Montenegro para visita oficial a Angola

João Lourenço convidou Luís Montenegro para visita oficial a Angola

O Presidente angolano, João Lourenço, anunciou hoje em Lisboa que convidou o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, a efetuar uma visita oficial a Angola, "se possível já em julho".

Lusa | 16:35 - 26/04/2024

O presidente de Angola encontra-se em Portugal no âmbito das comemorações do 25 de Abril, tendo na quinta-feira estado reunido com o seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa.

João Lourenço fez parte de um painel de chefes de Estado lusófonos que se reuniu com o Marcelo, assim como deu uma conferência, na quinta-feira no CCB, durante a qual a Revolução dos Cravos foi o tema. À chegada ao local, o presidente angolano foi criticado por uma dezena de manifestantes que o consideraram um "ditador e antidemocrata".

[Notícia atualizada às 15h58]

Leia Também: Desafio das ex-colónias portuguesas é "consolidação da democracia"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas