A Guarda Nacional Republicana (GNR) prepara-se para levar a cabo a operação 'Peregrinação Segura 2024' e aproveitou a ocasião para deixar alguns conselhos não só aos peregrinos, mas a todos aqueles que se desloquem a Fátima no âmbito das celebrações religiosas do 13 de Maio.
Assim, através de uma publicação divulgada nas redes sociais, a GNR lembra que estará na rua para salvaguardar a segurança do elevado número de peregrinos e de todos os que se desloquem à cidade de Fátima" e pede atenção a alguns comportamentos.
Recorde-se que a GNR vai intensificar a partir de sábado e até dia 14 as ações de patrulhamento nas principais vias de acesso a Fátima e apoiar os peregrinos que rumam ao santuário.
Conselhos:
- Primeiro, "caminhe em fila indiana" e "sinalize o início e o fim dos grupos".
- Não ande "na estrada, mas sim pela berma, devidamente sinalizado com coletes refletores" e "caminhe sempre na berma contrária ao sentido do trânsito".
- "Não ande em locais onde seja proibida a circulação de peões" e "não use auscultadores, auriculares, nem faça uso do telemóvel durante o caminho".
- A GNR recomenda ainda que "não ande sozinho(a) durante a noite" e "tenha cuidado especial ao atravessar as vias".
A operação 'Peregrinação Segura 2024 será realizada em duas fases, sendo a primeira a partir de sábado e até 11 de maio, através de policiamento para as vias mais críticas, designadamente as pedestres usadas pelos peregrinos e zonas envolventes ao local do evento e respetivos eixos viários de acesso.
A segunda fase da operação vai decorrer de 12 a 14 de maio para "garantir a segurança das celebrações religiosas que decorrem no Santuário de Fátima e zonas envolventes".
Leia Também: "Está a começar a deixar de ser atrativo concorrer à GNR e à PSP"