Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa e ex-Comissário Europeu, assinalou, na rede social X (antigo Twitter), o Dia da Europa - que esta quinta-feira se celebra.
"Hoje assinalamos o dia da Europa. Neste dia em que se assinalam os 74 anos da Declaração Schuman, celebramos o sonho europeu", começou por escrever o atual autarca, acrescentando que se trata de "uma Europa de paz, união, solidariedade, ciência e inovação".
E recordou ainda o seu passado: "Uma Europa que tive a honra de servir ao longo de cinco anos como Comissário Europeu. Uma Europa de países unidos na sua diversidade, que nos faz sempre maiores e melhores. É a Europa que vou sempre defender".
Hoje assinalamos o dia da Europa. Neste dia em que se assinalam os 74 anos da Declaração Schuman, celebramos o sonho europeu. Uma Europa de paz, união, solidariedade, ciência e inovação. Uma Europa que tive a honra de servir ao longo de 5 anos como Comissário Europeu. Uma Europa…
— Carlos Moedas (@Moedas) May 9, 2024
Num momento em que se aproximam as eleições Europeias, também o primeiro-ministro, Luís Montenegro, assinalou o Dia da Europa. O chefe de Governo considerou hoje que a relação de Portugal com a comunidade europeia tem sido "ouro sobre azul" e apelou aos portugueses para que votem no dia 9 de junho.
Numa mensagem difundida nas redes sociais, Luís Montenegro disse que a "União Europeia foi um marco do século XX" e que está nas mãos dos portugueses "torná-la ainda mais marcante no século XXI".
"Quero falar-vos do dia que se assinala, exatamente, daqui a um mês, 9 de junho, o dia das Eleições Europeias (...). Desde a adesão em 1986, Portugal já ganhou muito com a comunidade europeia e também já contribuiu bastante para este projeto. Podemos mesmo dizer que esta relação tem sido ouro sobre azul", referiu.
Considerando que o projeto europeu é um "projeto de paz, um projeto político, económico, científico e cultural que une nações comuns numa nação comum", o primeiro-ministro acrescentou que "é responsabilidade em Portugal e também na Europa, de todos, exercer o direito de escolher os próximos deputados para o Parlamento Europeu".
Também esta manhã Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de celebrar o Dia da Europa, assinalando-o como uma comemoração da "unidade, diversidade e espaço de paz e de democracia" que é a União Europeia.
O Presidente da República salientou que "devemos olhar com orgulho para o que conquistámos desde a Declaração de Schumann, em 9 de maio de 1950, que lançou as fundações para a construção da União Europeia que hoje conhecemos e que nos trouxe prosperidade, segurança, justiça social, solidariedade, direitos e liberdades, a livre circulação que tem permitido a tantos milhares de jovens viajarem e estudarem em vários países", pode ler-se num comunicado divulgado na página oficial da Presidência.
Leia Também: "Unidade e diversidade". Marcelo Rebelo de Sousa assinala Dia da Europa