Meteorologia

  • 08 SEPTEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 26º

Professores? "Houve avanços, mas longe de permitir falarmos em acordos"

O Governo e os professores voltaram esta segunda-feira à mesa de negociações na sequência da recuperação do tempo de serviço.

Professores? "Houve avanços, mas longe de permitir falarmos em acordos"
Notícias ao Minuto

19:40 - 13/05/24 por Daniela Carrilho

País Professores

Mário Nogueira, da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), afirmou esta segunda-feira que o ministro da Educação "ainda não" se aproximou das propostas apresentadas pelos sindicatos dos profissionais de Educação.

"Houve alguns avanços na negociação, mas ainda longe de permitir, por exemplo, falarmos em acordos", começa por dizer Mário Nogueira, em declarações aos jornalistas no final da reunião, destacando que o Governo cedeu na percentagem da contagem do tempo de serviço.

"Há um pequeno aumento nas percentagens iniciais de recuperação, que passam de 20 para 25%, mas não reduz os cinco anos, o que na nossa opinião, não é correto. A recuperação vai acabar 10 anos depois do descongelamento e é por isso que nós insistimos nos três anos", salienta Nogueira.

De recordar que o Governo e os professores voltaram esta segunda-feira à mesa de negociações na sequência da recuperação do tempo de serviço, com os sindicatos a reivindicarem a contagem de mais dias em menos tempo, até 2027.

Depois de a tutela ter apresentado a sua proposta no dia 3, que prevê a devolução faseadamente dos seis anos, seis meses e 23 dias de tempo congelado a uma média anual de 20%, começando em setembro deste ano, as organizações apresentaram agora diferentes contrapropostas.

Leia Também: Negociações? Profissionais de educação "cansados e fartos de esperar"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório