Um piloto de nacionalidade espanhola morreu, este domingo, na sequência de uma colisão com outra aeronave durante a demonstração de manobras da patrulha Yakstars, no Beja Air Show. Do acidente às reações, eis o que se sabe até ao momento.
A Força Aérea Portuguesa confirmou que, "pelas 16h15, no decorrer do Beja AirShow, duas aeronaves sofreram um acidente durante uma demonstração aérea". O evento decorria na Base Aérea N.º11, em Beja, e foi cancelado após o incidente.
Posteriormente, foi anunciada a "existência de uma vítima mortal de nacionalidade espanhola, decorrente de um acidente aquando de uma demonstração aérea da patrulha ibérica YAKSTARS – constituída por pilotos de nacionalidade portuguesa e espanhola".
O piloto da outra aeronave, de nacionalidade portuguesa, sofreu ferimentos considerados leves, tendo sido assistido no local e encaminhado "por precaução" para o Hospital de Beja.
"Mais se informa que uma aeronave se despenhou fora do perímetro da Base Aérea e uma outra aterrou na unidade. Destas ocorrências não resultaram vítimas em terra, de entre as pessoas que se encontravam a assistir ao evento nas imediações da ocorrência", indicou a Força Aérea.
O piloto português, de 37 anos, acabou por ter alta hospital cerca de cinco horas após o acidente, pelas 21h30, segundo revelou fonte da Unidade Local da Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).
Incidente será investigado por "duas identidades"
À entrada de um comício da Aliança Democrática (AD) em Viseu, o ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, anunciou que será aberta "uma averiguação" por duas entidades ao "acidente trágico".
"A informação que tenho do Chefe do Estado Maior da Força Aérea é precisamente no sentido de que haverá uma averiguação a este acidente para se perceber a razão e apurar todas as responsabilidades", disse, acrescentando que será feita por "duas entidades", sem precisar quais.
Também a Força Aérea assegurou que "acionou todos os meios para a investigação do acidente, conforme preconizado".
Governo lamenta "trágico acidente". Sindicato fala em "imensa dor e consternação"
Na mesma ocasião em que anunciou a investigação ao acidente, Nuno Melo quis deixar "uma palavra de lamento à Força Aérea" e os sentimentos à família da vítima mortal, de nacionalidade espanhola em nome do Governo de Portugal. A mesma ideia foi reiterada pela tutela num comunicado enviado às redações.
"O Ministério da Defesa Nacional manifesta solidariedade à Força Aérea Portuguesa pelo trágico acidente ocorrido hoje na Base Aérea n.º 11, em Beja, durante o festival aéreo Beja Air Show e apresenta sentidos pêsames à família do piloto de nacionalidade espanhola, tragicamente falecido, bem como a todos os pilotos e membros da patrulha acrobática civil Yakstars, a que pertencia", lia-se em comunicado.
O próprio primeiro-ministro, Luís Montenegro, manifestou "grande consternação, solidariedade e pesar à Força Aérea Portuguesa", na sequência do acidente.
"Quero manifestar toda a solidariedade e disponibilidade do Governo para poder minimizar os danos que são sempre irremediáveis, no caso da vida", disse o chefe do Governo durante a intervenção na conferência dos 136 anos do Jornal de Notícias, na Casa da Música, no Porto.
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, manifestou hoje "grande consternação, solidariedade e pesar à Força Aérea Portuguesa", na sequência do acidente num festival aéreo em Beja que causou um morto.
Lusa | 19:51 - 02/06/2024
Por sua vez, o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) falou num "momento de imensa dor e consternação" e dirigiu "as mais sinceras condolências e solidariedade" às "famílias, amigos e colegas do piloto".
"Que a memória do piloto marcada pela sua dedicação e paixão pela aviação continue a inspirar-vos e a trazer-nos as alegrias que sempre partilhou, ajudando a suavizar a tristeza desta irreparável perda", disse ainda a SPAC.
Leia Também: Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil lamenta morte de piloto em Beja
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com