Já é conhecida a identidade do piloto espanhol que, este domingo, perdeu a vida após uma colisão com outra aeronave durante o Beja Air Show. Trata-se de Manuel Rey Cordeiro, natural de Vigo, nascido em 1962 e carinhosamente conhecido como 'Coco'.
As informações são reveladas pelo jornal espanhol Faro de Vigo, que acrescenta que Cordeiro era um "piloto muito experiente" - com "mais de 18 mil horas de voo" - e que acumulou vários prémios em competições nacionais e internacionais.
O piloto residia em Sigüeiro, na Corunha, estando atualmente a exercer funções como piloto comercial da Vueling, adianta a mesma publicação.
Manuel Rey Cordeiro, assim como o outro envolvido no acidente, pertencia à patrulha ibérica Yakstars, uma equipa de exibição acrobática constituída por seis aeronaves, com pilotos portugueses e espanhóis.
Na página da Yakstars, Rey Cordeiro é descrito como "um dos mais talentosos e versáteis pilotos em Espanha e Portugal", capaz de voar uma vasta 'gama' de aeronaves - desde Airbuses a aeronaves de acrobacia, passando por mono e 'multi' motores.
Abertas investigações ao "acidente trágico"
De acordo com a Força Aérea, entidade organizadora do festival, das duas aeronaves envolvidas no acidente, uma despenhou-se "fora do perímetro da Base Aérea e uma outra aterrou na unidade". "Destas ocorrências, não resultaram vítimas em terra, de entre as pessoas que se encontravam a assistir ao evento nas imediações", salientou no domingo.
A Força Aérea assinalou ainda que acionou "todos os meios para a investigação do acidente" e que, devido à ocorrência, o evento foi imediatamente interrompido.
À entrada de um comício da Aliança Democrática (AD) em Viseu, o ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, anunciou que será aberta "uma averiguação" por duas entidades ao "acidente trágico".
Um piloto, de nacionalidade espanhola, morreu durante um acidente numa demonstração no Beja Air Show. Eis o que se sabe até ao momento.
Notícias ao Minuto com Lusa | 23:55 - 02/06/2024
O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) deslocou uma equipa para o local, ainda no domingo, disse à Lusa fonte deste organismo.
Já hoje, segunda-feira, o Ministério Público (MP) abriu um inquérito para apurar as circunstâncias em que ocorreu o acidente aéreo.
Leia Também: MP instaura inquérito para apurar causas do acidente aéreo em Beja
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com