A Polícia de Segurança Pública (PSP) concluiu, esta quarta-feira, uma operação policial no âmbito do combate aos crimes contra o património, nomeadamente furto qualificado no interior de estabelecimentos comerciais, que culminou na detenção de dois homens, de 31 e 32 anos, no Porto.
Em comunicado, a força de segurança explica que deu cumprimento a três mandados de busca domiciliária e dois mandados de busca não domiciliária, que resultaram ainda na apreensão de três veículos automóveis, utilizados na prática dos ilícitos, mais de uma centena de maços de tabaco, mesas de mistura de som, colunas de som, LCD´S, uma quantia monetária ainda por apurar, produto estupefaciente, bem como ferramentas, entre outros utensílios utilizados na prática dos crimes.
Do trabalho de investigação produzido foi possível apurar que os suspeitos se encontram indiciados pela PSP pela prática de mais de duas dezenas de ilícitos criminais relacionados com furtos qualificados no interior de estabelecimentos comerciais, sobretudo máquinas de venda automática de tabaco, localizados nas áreas do Porto, Maia, Gondomar, Valongo, Matosinhos e Paredes, causando elevados prejuízos aos operadores económicos.
Pelas 03h30, do dia de hoje, os suspeitos, depois de terem realizado um furto qualificado, num estabelecimento de restauração, localizado na zona de Castêlo da Maia, "foram surpreendidos por uma operação policial planeada, que culminou com a sua interceção e detenção, junto de um estabelecimento comercial, localizado em São Mamede do Coronado, local que servia de apoio às atividades ilícitas".
No decorrer da operação policial, os suspeitos "tentaram colocar-se em fuga, tendo um dos suspeitos sofrido uma queda que levou ao acionamento de assistência para o local e encaminhamento para junto de unidade hospitalar". De salientar ainda que um polícia "careceu igualmente de receber tratamento hospitalar".
Os detidos são um mecânico e um serralheiro civil, residentes no Porto e na Maia, respetivamente.
A operação contou com a colaboração da GNR da Trofa, Bombeiros da Trofa e INEM.
Leia Também: Sete detidos por tráfico de droga em Vila do Conde e Póvoa de Varzim