Meteorologia

  • 04 JULHO 2024
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 30º

Bolieiro apela ao voto para que não se repita valor da abstenção de 2019

O presidente do Governo dos Açores apelou hoje ao voto nas eleições europeias para que não se repita a abstenção de 2019 e criticou o lugar do candidato indicado pela estrutura regional do PSD na lista Aliança Democrática.

Bolieiro apela ao voto para que não se repita valor da abstenção de 2019
Notícias ao Minuto

13:54 - 09/06/24 por Lusa

País Europeias

"Não tenho uma verdadeira expectativa. Tenho o desejo e faço um apelo: participem. Espero que possamos diminuir os níveis de abstenção nos Açores em particular em relação à eleição de 2019", declarou José Manuel Bolieiro aos jornalistas, após ter votado em Ponta Delgada.

Há cinco anos, em 2019, Portugal viu a taxa de abstenção em eleições europeias atingir quase 70%, com a participação em mínimos históricos, em que apenas 30,75% dos eleitores foram votar. Nos Açores, a abstenção foi superior a 80%.

Bolieiro lembrou a "importância que as decisões do Parlamento Europeu impõem no quotidiano" dos açorianos e apelou para o "sentido de responsabilidade" dos cidadãos.

"Da parte mais ocidental da União Europeia viemos votar para que haja uma voz açoriana no Parlamento Europeu. A esta hora, o que posso dizer, é que o exercício desse direito e dever é essencial para todos", reforçou.

O presidente do Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou que "não há impedimento" para que as pessoas se abstenham devido ao voto em mobilidade.

"Desejo que haja mais participação. Também vejo que esta opção, mesmo que arriscada porque é inovadora, é uma solução positiva para incentivar a mais participação, até porque em Portugal a coincidência é terrível, estamos na véspera de um feriado", afirmou.

Quando questionado, Bolieiro, que também é líder do PSD/Açores, admitiu que "esperava mais" da Aliança Democrática (AD), criticando o sétimo lugar da lista atribuído ao candidato indicado pela estrutura regional, Paulo do Nascimento Cabral.

"A solução da AD continental não foi verdadeiramente nacional", assinalou.

Bolieiro votou hoje pelas 11:20 (12:20 no continente português) na Junta de Freguesia da Fajã de Baixo, em Ponta Delgada, acompanhado por Paulo do Nascimento Cabral.

A afluência às urnas nas eleições de hoje para o Parlamento Europeu foi de 14,48% até às 12:00, mais elevada do que a registada em 2019, indicam os dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.

Mais de 10,8 milhões de eleitores recenseados no território nacional e no estrangeiro são hoje chamados às urnas para escolher 21 dos 720 eurodeputados do Parlamento Europeu.

A estas eleições, para as quais se inscreveram para votar antecipadamente no passado domingo mais de 252.000 eleitores, concorrem em Portugal 17 partidos e coligações.

Leia Também: AO MINUTO: Afluência superior a 2019; CNE reconhece "dificuldades"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório