Marcelo considera "bom sinal" afluência às urnas de 14,48% até às 12h00

O Presidente da República considerou hoje que "é bom sinal" a afluência às urnas de 14,48% até às 12h00 nas eleições para o Parlamento Europeu e apelou à participação eleitoral.

Notícia

© Lusa

Inês Escobar Lima
09/06/2024 13:50 ‧ 09/06/2024 por Inês Escobar Lima

País

Europeias

Marcelo Rebelo de Sousa foi questionado pelos jornalistas em Figueiró dos Vinhos, no distrito de Leiria, durante as comemorações do Dia de Portugal, sobre a afluência às urnas até às 12h00, superior à das europeias de 2019, que à mesma hora era de 11,56%, segundo dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.

"Está a subir, é bom sinal. Eu quando vi pessoas a votarem às oito da manhã, oito e tal, eu estava acordado, e vi que vários dos candidatos votaram muito cedo, é bom sinal", comentou.

O chefe de Estado acrescentou: "Não chove em muito sítio, é aproveitar. Eu já votei".

Nestas eleições europeias, pela primeira vez, é possível votar em mobilidade, em qualquer mesa de voto, bastando apresentar um documento de identificação oficial com fotografia atualizada.

No sábado, numa comunicação ao país a partir do Castelo de Leiria, o Presidente da República pediu aos eleitores que participem neste ato eleitoral usando o voto como "uma arma de liberdade, uma arma de democracia, uma arma de paz", considerando que a Europa vive a situação mais grave dos últimos 30 anos.

Mais de 10,8 milhões de eleitores recenseados no território nacional e no estrangeiro podem votar nestas eleições para o Parlamento Europeu, em que serão eleitos os 21 eurodeputados de Portugal.

Concorrem a estas eleições 17 partidos e coligações: AD (PSD/CDS-PP/PPM), PS, Chega, IL, BE, CDU (PCP/PEV), Livre, PAN, ADN, MAS, Ergue-te, Nova Direita, Volt Portugal, RIR, Nós Cidadãos, MPT e PTP.

Leia Também: AO MINUTO: Afluência superior a 2019; CNE reconhece "dificuldades"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas