Mais de 2.500 acidentes na estrada entre 5 e 11 de junho. Há dois mortos

Campanha 'Viajar Sem Pressa' decorreu entre 5 e 11 de junho, no continente e nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira. Ocorreram menos acidentes do que mesmo período do ano passado.

Notícia

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
12/06/2024 10:17 ‧ 12/06/2024 por Notícias ao Minuto

País

Viajar Sem Pressa

As autoridades registaram um total de 2.510 acidentes nas estradas portuguesas, entre os dias 5 e 11 de junho, dos quais resultaram duas vítimas mortais, 42 feridos graves e 749 feridos leves, segundo o balanço da campanha 'Viajar sem pressa', esta quarta-feira divulgado. 

Segundo um comunicado conjunto da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da Polícia de Segurança Pública (PSP) e da Guarda Nacional Republicana (GNR), relativamente ao período homólogo de 2023, verificaram-se menos 186 acidentes, menos 12 vítimas mortais, menos sete feridos graves e menos 64 feridos leves.

As duas vítimas mortais, ambas do género masculino, tinham 42 e 66 anos e os dois acidentes em que ocorreram os óbitos tiveram lugar no distrito de Lisboa.

Estes acidentes consistiram numa colisão, que envolveu três veículos ligeiros, e um despiste, que envolveu um veículo agrícola.

No âmbito desta campanha, foram ainda fiscalizados  em controlo de velocidade por radar 4,9 milhões de veículos, 4,7 milhões dos quais pelo SINCRO – Sistema Nacional de Controlo de Velocidade, da responsabilidade da ANSR.

Dos veículos fiscalizados, 17,8 mil circulavam com excesso de velocidade, dos quais quatro mil foram detetados pelos radares das forças de segurança e 13,9 mil pelos da ANSR.

Foram sensibilizados ainda sensibilizados 442 condutores e passageiros, a quem foram transmitidas mensagens como "A velocidade é a principal causa de um terço de todos os acidentes mortais" e "Numa viagem de 10 quilómetros (km), viajar a 45 Km/hora ou a 50 km/hora permite ganhar apenas 1 minuto e 20 segundos. Viaje sem pressa".

De notar que esta foi a sexta das 12 campanhas de sensibilização e de fiscalização planeadas no âmbito do Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2024. Até ao final do ano serão realizadas mais seis campanhas, uma por mês, com ações de sensibilização e de fiscalização.

As campanhas inseridas nos planos nacionais de fiscalização são realizadas anualmente pela ANSR, GNR e PSP, desde 2020, com temáticas definidas com base nas recomendações europeias estabelecidas para cada um dos anos.

Leia Também: Relação de Guimarães mantém pena de 13 anos de prisão a GNR por burlas

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas