Meteorologia

  • 08 SEPTEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 26º

Governo da AD longo? "Para o interesse do país isso era o ideal"

Presidente da República e primeiro-ministro estão na Suíça e falaram sobre o futuro. Marcelo espera que o Governo da AD se mantenha em funções e o primeiro-ministro mostra-se confiante de que chegará ao final da legislatura.

Governo da AD longo?  "Para o interesse do país isso era o ideal"
Notícias ao Minuto

09:34 - 12/06/24 por Carmen Guilherme

País Marcelo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu, esta quarta-feira, que espera que o Governo da Aliança Democrática (AD) seja longo "para o interesse do país". 

Esta posição foi partilhada por Marcelo, em declarações aos jornalistas na Suíça, onde se encontra com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, no âmbito das celebrações do Dia de Portugal, após ser interrogado sobre se espera que o Executivo da AD seja longo. "Para o interesse do país isso era o ideal", disse.

Já Luís Montenegro disse ter "ótimas" primeiras impressões desta deslocação conjunta e frisou a "excelente relação" que mantém com o chefe de Estado.

"Nós temos uma excelente relação institucional e pessoal e, naturalmente, colaboramos os dois em pugnar pela defesa dos interesses do país e da comunidade portuguesa", afirmou.

Questionado sobre se espera marcar presença nas comemorações do próximo 10 de Junho, como primeiro-ministro, Montenegro atirou: "Eu espero estar nos próximos quatro anos no 10 de Junho e em todas as ocasiões em que o Governo e o primeiro-ministro devem estar representados, porque a legislatura só acaba em 2028". 

O Presidente da República acabou também por referir que "ainda não" há lugar para o próximo 10 de Junho, um assunto a "falar" com Luís Montenegro.

De realçar que ambos consideraram que esta será "a primeira de muitas" deslocações conjuntas ao estrangeiro. Questionado se Luís Montenegro é uma boa companhia, Marcelo respondeu afirmativamente e deixou nota de um próximo encontro: "Vamo-nos encontrar no São João do Porto e recordámos que há dois anos também estivemos no São João", disse.

De notar que o chefe de Estado e o primeiro-ministro encerram hoje a dupla comemoração do 10 de Junho, que este ano teve como país estrangeiro escolhido a Suíça, onde reside a segunda maior comunidade emigrante portuguesa.

Depois de terem celebrado na terça-feira o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas com alunos portugueses de uma escola em Genebra e com a comunidade portuguesa desta cidade, os chefes de Estado e de Governo rumam hoje a Zurique, mas com uma 'escala' em Berna, para um encontro com a presidente da Confederação Suíça, Viola Amhed.

[Notícia atualizada às 10h11]

Leia Também: Elogios e apelos. Marcelo e Montenegro na Suíça (com Costa na mala)

Recomendados para si

;
Campo obrigatório