Meteorologia

  • 08 SEPTEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 26º

"Mais presença". Promessas e anúncios no 2.º da visita portuguesa à Suíça

Presidente da República esteve em visita oficial à Suíça, onde foi acompanhado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.

"Mais presença". Promessas e anúncios no 2.º da visita portuguesa à Suíça
Notícias ao Minuto

07:50 - 13/06/24 por José Miguel Pires com Lusa

País Presidente da República

As celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas levaram, no início desta semana, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, Luís Montenegro, numa viagem oficial à Suíça, onde reside a segunda maior comunidade emigrante portuguesa.

No segundo e último dia da visita, perante cerca de duas centenas de emigrantes em Zurique, o Presidente da República prometeu "mais". "Prometemos ainda mais presença e mais atenção, por uma razão muito simples: porque é essa a nossa maneira de ser e é esse o compromisso que assumimos com este primeiro encontro", disse.

Em declarações aos jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa saudou a sintonia com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, que "na conversa com os conselheiros, quer da comunidade, quer da diáspora, respondeu, uma a uma, às várias questões, e são muitas".

E se, a 10 de junho deste ano, o Presidente da República já tinha admitido aos jornalistas que pretendia comemorar o Dia de Portugal, em 2025, a "sul", a comunicação social ficou, na quarta-feira, a saber finalmente a que região se referia Marcelo Rebelo de Sousa: a Venezuela.

"Se o primeiro-ministro não se importa, ele percebe porque vou dizer isto, é um sonho que tenho há muito tempo. Se houver condições adoraria que fôssemos à Venezuela, é mudar de continente, é um sonho nosso, de uma comunidade que tem tantos anos e que tanto tem prestigiado do nome de Portugal", assegurou, admitindo que, primeiro, é necessário ver "se há condições para realizar o sonho".

A visita portuguesa ao mais alto nível à Suíça mereceu elogios da presidente do país, Viola Amherd, que mostrou "admiração pela comunidade portuguesa" e lhe fez "um elogio", bem como "à sua presença e à importância para o futuro", segundo revelou Marcelo Rebelo de Sousa.

A presidente suíça aceitou, também, um convite para ir a Portugal até ao fim do ano.

Desde a Suíça, Governo revela que já fez pedido para desembolso do PRR

Também a partir da Suíça, num discurso durante um encontro com a comunidade portuguesa em Zurique, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, partilhou que, na noite de terça-feira, foi submetido à Comissão Europeia "um pedido para o desembolso do terceiro e quarto pagamentos do PRR, no valor de 713 milhões de euros, que estava pendente de algumas decisões legislativas e não só que se conseguiram cumprir nestes 60 dias".

Montenegro - que considerou um "privilégio" poder "encontrar tantas e tantos compatriotas" ao fim de dois dias de visita oficial à Suíça - assegurou que "todo o país se está a mobilizar para executar o maior plano de investimentos alguma vez desenhado com fundos europeus".

O Presidente da República e o primeiro-ministro encerraram, na quarta-feira, a dupla comemoração do 10 de Junho, que este ano teve como país estrangeiro escolhido a Suíça, onde reside a segunda maior comunidade emigrante portuguesa. 

Depois de um dia passado em Genebra, na terça-feira, e de uma escala em Berna para um encontro com a presidente da Confederação Suíça, Viola Amhed, o final da tarde do chefe de Estado e do Governo foi passado em Zurique, regressando ambos em seguida a Portugal.

Pode ver algumas imagens do segundo dia da visita de Marcelo Rebelo de Sousa e de Luís Montenegro à Suíça nesta peça.

Leia Também: Portugueses felizes com sonho de PR de comemorar 10 de Junho na Venezuela

Recomendados para si

;
Campo obrigatório