Numa nota enviada à agência Lusa, aquela instituição referiu que os alunos finalistas do ensino secundário e profissional da região serão convidados a conhecer as instalações, a equipa docente e não docente, e os estudantes dos cursos do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) durante a semana de 01 a 05 de julho.
"O design, a conceção e a produção rápida de objetos por computadores (FabLab), bem como a exploração de aplicações tecnológicas no desporto e ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para comunicação, vão animar os dias da Academia de Verão de 2024".
O custo de participação é de 20 euros e de 50 euros para quem quiser alojamento.
A coordenadora da Academia de Verão e diretora da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), Ana Margarida Fonseca, salientou que este ano será dada "uma atenção especial às questões da cibersegurança, procurando alertar os jovens para os riscos das novas tecnologias".
O objetivo é o de proporcionar espaços de reflexão e de partilha de conhecimentos, recorrendo a metodologias ativas e a experimentação prática.
A sexta edição da Academia engloba todas as escolas do IPG, incluindo pela primeira vez a Escola Superior de Turismo e Hotelaria, em Seia.
Os alunos poderão combinar diferentes áreas, como 'workshops' de inteligência artificial e de cibersegurança, atividades geoespaciais e aplicações de aerodinâmica básica, ou 'workshops' de cozinha e de técnicas de bar.
No programa, destaca-se também uma oficina noturna de observação de estrelas e constelações.
Decorrerão iniciativas ao ar livre, como um peddy-paper, canoagem, BTT e percurso pedestre, aulas de 'mindfulness' e de zumba.
Para o presidente do IPG, Joaquim Brigas, esta é uma excelente oportunidade para os jovens da região que acabaram o secundário ou o ensino profissional terem um primeiro contacto com o ensino superior e, em particular, com o Politécnico da Guarda.
"Queremos que os estudantes conheçam as escolas do Politécnico e os seus cursos, assim como as diversas áreas de trabalho científico que aqui são desenvolvidas".
O objetivo da instituição é o de que muitos concorram aos cursos de licenciatura do IPG para o próximo ano letivo.
As inscrições para a Academia de Verão 2024 estão abertas até quarta-feira e podem ser feitas no 'site' do Politécnico da Guarda.
Segundo António Afonso, diretor dos Serviços de Ação Social, a inscrição no valor de 50 euros inclui as refeições na cantina do Politécnico e alojamento nas residências de estudantes, durante cinco dias, e todo o material necessário para a realização das atividades.
"Para participantes não alojados, o custo é de apenas 20 euros, de modo a tornar esta iniciativa acessível a todos", afirmou António Afonso.
Leia Também: Aprovada criação do 1.º doutoramento no Instituto Politécnico de Coimbra