Numa altura em que 12 distritos de Portugal continental se encontram sob aviso amarelo devido à chuva e à trovoada, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) divulgou uma série de cuidados que deve ter neste "período de muita instabilidade meteorológica".
Segundo a Proteção Civil, "esta instabilidade vai sentir-se, em especial, entre as 12h00 de hoje, dia 27 de junho, e as 21h00 de amanhã, dia 28 de junho".
Durante este período haverá "condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros, por vezes fortes, que podem ser de granizo e acompanhados de trovoadas frequentes e possibilidade de rajadas convectivas".
Por isso, deve "garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais", retirando os "materiais inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas".
Deve "adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias".
Quando estiver a conduzir, não deve "atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas".
Já nos "terrenos confinantes com rios e cursos de água, historicamente sujeitos a cheias e inundações", deve-se "retirar os animais e os equipamentos agrícolas".
Além disso, deverá estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e forças de segurança.
Sublinhe-se que todo o território de Portugal continental vai estar na sexta-feira sob aviso amarelo por causa da chuva e trovoada, mas alguns avisos serão ativados já esta quinta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o IPMA, a partir das 12h00 de hoje estarão já sob aviso amarelo (o segundo menos grave) os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Santarém, Castelo Branco, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga.
Na sexta-feira, o aviso amarelo por causa da precipitação e trovoada estende-se a Portalegre, Beja, Évora, Faro, Setúbal e Lisboa.
Leia Também: Planos para hoje? Há distritos com mais de 30ºC (apesar da chuva)