Meteorologia

  • 01 JULHO 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Costa no CE? "É cada vez mais comum ter portugueses em cargos de topo"

António Costa foi eleito como presidente do Conselho Europeu, na quinta-feira à noite, por uma maioria qualificada dos líderes dos 27 Estados-membros da UE.

Costa no CE? "É cada vez mais comum ter portugueses em cargos de topo"
Notícias ao Minuto

18:32 - 29/06/24 por Notícias ao Minuto

País Nuno Melo

O ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, comentou na manhã deste sábado a nomeação de António Costa para presidente do Conselho Europeu, salientando que "é cada vez mais comum ter portugueses em cargos de topo".

"É normal termos portugueses à frente de instituições europeias, é cada vez mais comum ter portugueses em cargos de topo, é uma coisa a que nos devemos habituar e que demonstra também uma outra realidade que a UE não se faz apenas da escala maior", começou por dizer Nuno Melo em declarações à CNN Portugal, a partir de Belas, em Lisboa.

Neste sentido, quando questionado se António Costa foi o nome certo para o cargo, o ministro da Defesa referiu que "é um português, é uma escolha da família socialista" e, assim, "as instituições europeias estão em condições de funcionar com toda a regularidade".

Numa visão geopolítica, o governante salientou que "países que são mais pequenos podem ser centrais", dando o exemplo de Portugal.

"Está no centro de confluência entre a África, a América e a Europa e isso deve ser valorizado. Não somos pequenos nem periféricos, somos relevantes e centrais", acrescentou.

De salientar que António Costa foi eleito como presidente do Conselho Europeu, na quinta-feira à noite, por uma maioria qualificada dos líderes dos 27 Estados-membros da UE, que se estiveram reunidos em Bruxelas.

Além do antigo primeiro-ministro, ficou determinado que Ursula von der Leyen ocupará novamente o cargo de presidente da Comissão Europeia, ainda que a decisão esteja dependente do aval final do Parlamento Europeu.

Já primeira-ministra da Estónia, Kaja Kallas, foi nomeada para a função de Alta Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, sujeita à eleição pelos eurodeputados de todo o colégio de comissários.

António Costa, que sucede ao belga Charles Michel, tomará posse em dezembro para um mandato de dois anos e meio na liderança do Conselho Europeu, a instituição da UE que junta os chefes de Governo e de Estado do bloco europeu, numa nomeação feita por maioria qualificada (55% dos 27 Estados-membros, que representam 65% da população total).

Após a demissão na sequência de investigações judiciais, o antigo chefe do Governo é o primeiro português e o primeiro socialista à frente do Conselho Europeu.

Leia Também: Montenegro e Costa reúnem-se 2.ª-feira após eleição para Conselho Europeu

Recomendados para si

;
Campo obrigatório