A propósito das celebrações do 72.º aniversário da Força Aérea Portuguesa, a entidade inaugurou um monumento comemorativo junto ao Jardim Visconde Bívar, em Portimão, na manhã de segunda-feira.
Desenhado pelo primeiro-sargento César Cordeiro, o monumento “representa uma deriva de aeronave, simbolizando a ligação da Força Aérea à cidade de Portimão”, segundo detalhou o organismo, em comunicado.
“A peça inclui ainda o mote das comemorações ‘Por ti, Voamos o Futuro’, destacando a dedicação da Força Aérea ao futuro e à comunidade. Esta inscrição joga com as primeiras duas sílabas de ‘Portimão’, seguida do desenho de uma mão, transmitindo a mensagem de uma Força Aérea dedicada ao serviço da população”, complementou.
Mas não é tudo: o monumento contava com imagens em ambos os lados, “voltados para a cidade e para o mar, com as inscrições ‘Força Aérea Portuguesa’ e ‘Portimão, 72.º Aniversário’, acompanhadas do logótipo comemorativo”.
A cerimónia, que arrancou às 11h00, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Portimão, Álvaro Bila, e do chefe do Estado-Maior da Força Aérea, o general João Cartaxo Alves, que discursaram e “enalteceram o papel da Força Aérea na proteção e apoio à população”.
Além disso, houve ainda espaço para uma demonstração de uma missão de treino de Busca e Salvamento levada a cabo pela Esquadra 552 – ‘Zangões’, com o helicóptero AW119 Koala, junto à margem do Rio Arade.
“Sediado na Base Aérea N.º 11, em Beja, este helicóptero é fundamental em missões de resgate no mar e em terra, instrução de pilotos e apoio em incêndios rurais. Durante 2023, a Força Aérea resgatou cerca de 100 pessoas, reafirmando o seu compromisso com a segurança e proteção dos cidadãos”, explicou.
Leia Também: "Oportunidade única". Força Aérea dá treino aberto ao público em Portimão