Grávidas vivem "situação caótica" para "ver nascer os filhos" em Setúbal
A denúncia foi feita pela Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) numa publicação nas redes sociais.
© ShutterStock
A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) recorreu às redes sociais para denunciar a "situação caótica" que pelo menos duas mulheres grávidas viveram nas últimas horas, no distrito de Setúbal.
"Os bombeiros lamentam que duas grávidas tenham andado em 'bolandas' para ver nascer os seus filhos", refere a LBP numa publicação no Facebook, dando conta da "situação caótica" que se vive nos serviços de obstetrícia e ginecologia nesta região do país.
Segundo a confederação de bombeiros, uma das gestantes "foi aos hospitais de Setúbal e Barreiro e acabou por parir no Hospital de Évora".
Há outro caso, de uma mulher que estava "com contrações de cinco em cinco minutos", ou seja, em "parto eminente". Apesar do previsto ser que o bebé nascesse no Hospital de Santarém, a grávida "acabou por ver nascer o seu filho na urgência geral do hospital do Barreiro", uma vez que corria o risco de dar à luz em plena ambulância enquanto seguia para aquele que devia ser o seu destino final.
De recordar que têm existido vários constrangimentos nas áreas da obstetrícia/ginecologia e da pediatria, com Lisboa e Vale do Tejo a ser a região com mais urgências condicionadas ou até encerradas em vários dias.
Leia Também: Direção Executiva garante urgências materno-infantis
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com