Meteorologia

  • 06 JULHO 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 23º

Marcelo felicita realizador Francisco Manso pelo filme 'Abandonados'

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felictou hoje o realizador Francisco Manso e o seu filme 'Abandonados', por ter sido premiado em diversos festivais, nomeando em particular os prémios de direitos humanos, em Vancouver e Florença.

Marcelo felicita realizador Francisco Manso pelo filme 'Abandonados'
Notícias ao Minuto

16:34 - 03/07/24 por Lusa

Cultura Presidente da República

Na mensagem publicada hoje na página da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa enumera alguns dos certames que distinguiram a obra de Francisco Manso, nomeadamente Las Vegas, Montreal, Mannheim e Tóquio, alguns deles assentes em plataformas digitais como o Vancouver International Movie Awards e o Florence Indie Film Festival.

"O filme, que resgata a história da resistência timorense-portuguesa-australiana à invasão japonesa em 1942, traz uma nova perspetiva sobre a atuação portuguesa na II Guerra Mundial", escreve Marcelo Rebelo de Sousa.

Entre os prémios citados pelo Presidente da República encontra-se o Kiez Berlim Film Festival, que deu a 'Abandonados' o prémio de Direitos Humanos. Este festival é uma iniciativa local de divulgação de diferentes cinematografias que decorre ao longo do ano em galerias de arte e centros culturais de diferentes bairros da capital alemã. Os prémios são distribuídos mensalmente.

A longa-metragem estreou-se nas salas portuguesas em julho do ano passado, depois de ter sido exibida pela RTP como série filmada, na versão longa, em dezembro de 2022.

O filme e a série filmada, dirigidos por Francisco Manso, têm por referência o livro 'Timor na II Guerra Mundial - Diário do Tenente Pires' (2007), do historiador António Monteiro Cardoso (1950-2016), e tem como fio condutor a vida do oficial português Manuel Pires, então administrador de Baucau, que tentou retirar o maior número possível de timorenses, portugueses e australianos do território, face à entrada das forças japonesas e à ocupação durante o conflito.

Estima-se que, durante a invasão e a ocupação de Timor-leste, tenham morrido entre 50.000 e 70.000, por causa da guerra, da fome, das doenças e dos trabalhos forçados a que foram obrigadas.

O elenco conta com os atores Marco Delgado, que desempenha o papel do tenente Manuel Pires, Maya Booth, António Pedro Cerdeira, Soraia Tavares, Elmano Sancho, Luís Esparteiro, Virgílio Castelo, Joaquim Nicolau, Vítor Norte, José de Abreu e Chico Diaz, além de atores e figurantes timorenses, japoneses e chineses.

Francisco Manso é autor de várias produções para cinema e televisão, como 'O testamento do senhor Nepomuceno' (1997), 'Assalto ao Santa Maria' (2010), 'O Cônsul de Bordéus' (2011) e 'O nosso cônsul em Havana' (2019).

Leia Também: Morreu Robert Towne, argumentista do filme 'Chinatown', aos 89 anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório