Meteorologia

  • 07 JULHO 2024
Tempo
23º
MIN 14º MÁX 23º

Calor, fogo e verão diferente. Milhares obrigados a deixar cidade nos EUA

Imagens mostram alguma área ardida no estado norte-americano da Califórnia. Região é afetada todos os anos por incêndios florestais, mas este será um verão "diferente" do que os últimos dois - com arbustos ainda mais secos e suscetíveis a 'qualquer' chama.

Notícias ao Minuto

08:58 - 04/07/24 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

Mais de 25 mil pessoas receberam uma ordem de retirada na sequência de incêndios florestais que estão a devastar a zona à volta de Oroville, no estado norte-americano de Califórnia.

"Os arbustos estão muito secos, qualquer mudança de vento pode mudar o incêndio muito rapidamente", explicou o chefe dos bombeiros local, Garrett Sjolund, dando conta de que a área estava sob aviso vermelho.

A cidade que está a ver a zona florestal à sua volta arder fica a 38 quilómetros de uma comunidade chamada Paradise, que em 2018 foi atingida pelos incêndios mais graves de que há registo. Nessa tragédia, morreram 85 pessoas.

"As condições atmosféricas no condado este verão são muito diferentes dos últimos dois", referiu ainda o chefe dos bombeiros.

Quase 1,500 bombeiros estão na luta contra as chamas, com recurso a helicópteros e aviões. Há alguns destes operacionais que ficaram feridos, mas nenhum com gravidade.

Segundo os meteorologistas ouvidos pela agência France-Presse, as temperaturas poderão atingir os 46ºC em alguns pontos da região, o que baterá não só recordes, como será "perigoso". Esta onda de calor pode afetar milhões de residentes, com pelo menos 21 estados a estarem sob alerta.

Veja as imagens na galeria acima.

Leia Também: Vaga de calor deve continuar na China este verão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório