Gruta natural com rio subterrâneo aberto ao público
O Centro de Interpretação do Sistema de Espeleológico do Dueça (CISED), em Penela, promove até ao final do ano visitas guiadas à gruta natural do Soprador do Carvalho, em que é possível navegar de bote em águas subterrâneas.
© CISED
País Penela
As visitas são efetuadas por uma equipa liderada por Paulo Rocha, que durante uma década chefiou a Federação Portuguesa de Espeleologia, de que faz parte também a técnica de turismo Carolina Gautier, no âmbito do projeto CISED + Programas 2014, iniciado em julho.
"O número de visitantes está abaixo do ideal e do que esperávamos, mas as grutas têm vindo a suscitar muito interesse", sublinhou à agência Lusa Paulo Rocha, referindo que, neste mês de agosto, as inscrições superam os participantes de julho.
A visita à gruta natural do Soprador do Carvalho, disponível em 800 metros, demora cerca de quatro horas e pode ser efetuada em grupo de oito pessoas (máximo) ou famílias, que usufruem de um desconto no preço do bilhete.
A primeira hora é dedicada à observação de uma exposição e à explicação dos procedimentos de segurança e de funcionamento dos equipamentos usados, enquanto as duas horas seguintes são passadas dentro da gruta, com água pelo joelho, e, a última hora, é reservada aos banhos dos participantes.
Segundo Paulo Rocha, dentro daquela cavidade natural os visitantes podem encontrar estalagmites, estalactites e uma formação rugosa semelhante a uma couve-flor, além do rio subterrâneo, no qual as crianças são levadas num bote pneumático.
Além da visita às grutas naturais, localizadas no maciço rochoso da Serra de Sicó, o CISED + Programas 2014, inclui também passeios pedestres, atividades de lazer e aventura.
Trata-se de um projeto-piloto, resultante de um protocolo entre a Câmara de Penela e a empresa PROC1000, assinado no início do mês passado, que prevê a realização de visitas guiadas e a dinamização de pacotes turísticos para grupos e famílias entre julho e dezembro, com o lema "Um espaço de todos para todos".
"Vamos tornar acessíveis as cavidades naturais do CISED, inaugurado em 2005, através do cumprimento de um conjunto de normas de utilização, sem descurar o equilíbrio e a sustentabilidade do próprio espaço", sublinhou, na altura, o presidente da Câmara de Penela, Luís Matias.
Com esse projeto-piloto, o presidente da Câmara de Penela pretende a partir do próximo ano definir o modelo de concessão das visitas às "grutas vivas e naturais" que existem no município, através de visitas em segurança técnica e científica.
O Sistema Espeleológico do Dueça é formado por quatro grutas que estão ligadas entre si.
As visitas têm a duração de uma manhã ou uma tarde e realizam-se todo o ano, exceto no inverno. O número mínimo de participantes é seis e o máximo é 20, sendo que o preço por programa é de 25 euros.
O ponto de partida para a visita é nas instalações do CISED em Ferrarias, Penela.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com