Meteorologia

  • 08 JULHO 2024
Tempo
22º
MIN 14º MÁX 26º

Ordem dos Farmacêuticos nomeia Paulo Gonçalves como provedor dos utentes

A Ordem dos Farmacêuticos (OF) nomeou hoje Paulo Gonçalves como primeiro provedor dos utentes dos serviços farmacêuticos, concluindo o processo de designação dos novos órgãos sociais, decorrentes da última revisão dos estatutos, em vigor desde 01 de março.

Ordem dos Farmacêuticos nomeia Paulo Gonçalves como provedor dos utentes
Notícias ao Minuto

16:36 - 05/07/24 por Lusa

País Farmacêuticos

O atual presidente da RD-Portugal, União das Associações das Doenças Raras de Portugal, tomou hoje posse e assumirá o cargo de Provedor dos Destinatários dos Serviços até à realização do próximo ato eleitoral para os órgãos sociais da OF, no início do próximo ano civil.

"Fico extremamente honrado com o convite que me foi dirigido pelo senhor Bastonário. Embora seja um novo cargo na OF, como em todas as restantes ordens profissionais, estou ciente da responsabilidade e da importância destas novas funções", disse o também vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), após o ato de posse, citado em comunicado.

O novo provedor acrescentou que, com a sua experiência em projetos e associações representantes de pessoas que vivem com doença, "pode ser muito útil para incluir a perspetiva da sociedade sobre os serviços prestados pelos farmacêuticos nas suas múltiplas áreas de atividade".

A OF recorda que, a partir de agora, como as demais ordens profissionais, passa a integrar membros externos nos seus órgãos sociais: o Provedor dos Destinatários dos Serviços; no Conselho de Supervisão, com seis farmacêuticos, seis docentes não farmacêuticos e três personalidades de reconhecido mérito, não farmacêuticos; e nos Conselhos Jurisdicionais, com dois membros externos em cada Conselho.

Em janeiro, o Presidente da República promulgou os decretos, do anterior Governo socialista, que alteram os estatutos de ordens profissionais, depois de terem sido vetados em dezembro por Marcelo Rebelo de Sousa.

O PS reconfirmou no Parlamento os diplomas relativos à alteração aos estatutos das ordens dos engenheiros, arquitetos, médicos, enfermeiros, advogados e solicitadores e agentes de execução.

Entre as medidas apresentadas, o PS solicitou o reforço dos órgãos de supervisão das ordens profissionais, obrigando a que estes passassem a ter membros externos à organização na sua composição, e propôs tornar a figura do provedor do cliente obrigatória, com mais poderes de "fiscalização das associações".

Leia Também: Farmacêuticos da ULS Tâmega e Sousa apresentam escusa de responsabilidade

Recomendados para si

;
Campo obrigatório