Segundo uma nota enviada à agência Lusa, Marcelo Rebelo de Sousa "felicitou Ursula von der Leyen pela sua reeleição" e considera que "a expressiva votação e a maioria reforçada alcançada demonstram que os europeus são capazes de chegar a importantes convergências quando está em causa o seu futuro comum".
"Significa, também, o reconhecimento pela importância do trabalho realizado por Ursula von der Leyen, bem como pela qualidade da liderança com que tem conduzido a União Europeia em tempos de grande turbulência geopolítica. E permite-nos, finalmente, ter esperança na aptidão dos europeus para enfrentarem riscos e desafios globais", lê-se na mesma nota.
A alemã Ursula Von der Leyen, do partido União Democrata-Cristã (CDU), foi hoje eleita pelo Parlamento Europeu para novo mandato de cinco anos à frente da Comissão Europeia, com 401 votos favoráveis dos eurodeputados, acima dos 360 necessários.
Na votação realizada no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, a candidata do Partido Popular Europeu (PPE) indicada pelo Conselho Europeu recebeu 284 votos contra, 15 abstenções e sete votos inválidos.
Ursula von der Leyen tornou-se a primeira mulher a presidir à Comissão Europeia, cargo para o qual foi eleita pela primeira vez em julho de 2019, com 383 votos a favor, 22 abstenções e um voto nulo.
Formalmente, compete ao Conselho Europeu propor o candidato a presidente da Comissão Europeia, para um mandato de cinco anos, que tem depois de ser aprovado pelo Parlamento Europeu.
Leia Também: Charles Michel congratula PE por reconduzir Von der Leyen