Meteorologia

  • 07 SEPTEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 26º

Em dia de greve, médicos juntam-se no Santa Maria e São João. As imagens

Houve também uma concentração no Hospital Geral dos Covões, em Coimbra.

Notícias ao Minuto

18:17 - 23/07/24 por Notícias ao Minuto

País Médicos

Dezenas de médicos concentraram-se, esta terça-feira, à frente do Hospital Santa Maria, em Lisboa, do Hospital São João, no Porto, e do Hospital Geral dos Covões, em Coimbra, numa ação promovida pela Federação Nacional dos Médicos (FNAM) no âmbito da greve nacional de médicos. 

 

A greve dos médicos, sublinhe-se, começou hoje e prolonga-se até quarta-feira. Segundo a FNAM, a ação teve uma adesão de cerca de 70% com cirurgias e consultas canceladas em várias regiões do país.

Entre as reivindicações da FNAM está a reposição do período normal de trabalho semanal de 35 horas e a atualização da grelha salarial, a integração dos médicos internos na categoria de ingresso na carreira médica e a reposição dos 25 dias úteis de férias por ano e de cinco dias suplementares de férias se gozadas fora da época alta.

A concentração no Hospital Santa Maria contou com a presença do secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP), Paulo Raimundo, e da líder do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua.

BE e PCP acusam Governo de não ter

BE e PCP acusam Governo de não ter "vontade" para resolver problemas no SNS

A coordenadora do BE e o secretário-geral do PCP acusaram hoje o Governo de não ter "vontade política" de resolver os problemas no SNS e de querer "privatizá-lo aos bocados", defendendo a valorização das carreiras dos médicos.

Lusa | 13:25 - 23/07/2024

Pode ver, na galeria acima, imagens das concentrações no Hospital de Santa Maria e de São João.

Leia Também: Greve dos médicos fecha centros de saúde e afeta cirurgias em Coimbra

Recomendados para si

;
Campo obrigatório