Perante a onda de calor e as altas temperaturas desta semana, milhares de moradores e turista procuraram as águas frescas das praias para se refrescarem. Em Lisboa, com temperaturas acima dos 30 graus, quem pode está a aproveitar os dias pelos extensos areais à beira mar.
Recorde-se que três distritos de Portugal continental mantêm-se esta quarta-feira sob aviso laranja devido ao tempo quente, num dia em que há mais de 40 concelhos em perigo máximo de incêndio rural, segundo o IPMA .
Os distritos de Bragança, Viseu, Évora, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Santarém, Lisboa, Beja, Castelo Branco, Portalegre e Braga estão sob aviso laranja até às 18h00 de hoje, passando depois a amarelo até às 18h00 de quinta- feira.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou também os distritos do Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro e Coimbra sob aviso amarelo até às 18h00 de hoje devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.
A temperatura máxima mais elevada prevista para hoje será atingida em Beja com 42 graus, seguida de Évora e Castelo Branco com 41 graus e Portalegre e Santarém com 40.
O distrito de Vila Real terá uma temperatura máxima de 39 graus, Lisboa, Viseu, Braga e Bragança 38 e Faro 36 graus.
Por sua vez, no domingo, a 21 de julho, foi o dia mais quente no mundo desde que os registos obtidos em 1940 , com uma temperatura média global à superfície da Terra de 17,09 graus Celsius, adiantou na terça-feira o programa Copérnico Europeu.
Segundo o Copérnico, este novo diário recorde, que surge numa altura em que as ondas de calor atingem partes dos Estados Unidos e da Europa, poderá voltar a ser ultrapassado nos próximos dias, antes das temperaturas baixarem, embora possa haver flutuações nas próximas semanas .
Veja as imagens na galeria acima.
Leia também: Treze distritos sob aviso amarelo devido ao calor