Face às elevadas temperaturas que se fazem sentir em Portugal, todo o cuidado é pouco. Sabe o que fazer em caso de esgotamento pelo calor? Recorde.
“O esgotamento por calor surge quando estamos expostos a períodos de calor intenso”, esclareceu o Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa, na rede social Facebook.
Os sintomas mais comuns são, de acordo com a nota, sede intensa, grande sudação, palidez, cãibras musculares, cansaço e fraqueza.
Mas não é tudo. Se sentir dor de cabeça, náuseas, sensação de desmaio, respiração rápida e pulso que altera entre fraco e rápido também deverá ficar em alerta.
Caso esteja perante alguém com estes sinais ou sintomas deverá ligar “imediatamente” para o 112. Poderá, além disso, seguir estes conselhos:
- Mova a vítima para um local fresco ou com ar condicionado e deite-a;
- Refresque a vítima, aplicando toalhas húmidas ou pulverizando-a com água fria;
- Se a vítima estiver consciente dê-lhe água, sumos de fruta natural sem açúcar ou bebidas usadas para hidratação dos desportistas;
- Aguarde junto da vítima a chegada das equipas de emergência.
Treze distritos de Portugal continental mantêm-se hoje sob aviso laranja devido ao tempo quente, num dia em que há mais de 40 concelhos em perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A temperatura máxima mais elevada prevista para hoje será alcançada em Beja com 42 graus, seguida de Évora e Castelo Branco, com 41 graus, e Portalegre e Santarém, com 40.
O distrito de Vila Real terá uma temperatura máxima de 39 graus, enquanto Lisboa, Viseu, Braga e Bragança ficarão pelos 38 e Faro pelos 36 graus.
Também o arquipélago da Madeira está sob aviso amarelo até às 18h00 de hoje por causa do tempo quente.
Leia Também: Treze distritos sob aviso amarelo devido ao calor