O Navio da República Portuguesa (NRP) 'D. Francisco de Almeida' vai sair, na próxima segunda-feira, da Base Naval de Lisboa para participar numa operação da NATO - 'Brilliant Shield'.
Numa nota enviada à imprensa, as Forças Armadas referem que a cerimónia "será presidida pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General José Nunes da Fonseca, e contará com a presença do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo". Presentes vão estar "outras entidades militares.
O navio deverá regressar a Lisboa no dia 16 de novembro de 2024 "após praticar diversos portos tais como Liverpool e Glasgow, no Reino Unido, Reykjavik na Islândia, Bergen na Noruega, entre outros".
A guarnição do 'D. Francisco de Almeida' é composta por 167 militares (24 Oficiais, 45 Sargentos e 98 Praças), incluindo um destacamento de abordagem do Corpo de Fuzileiros, uma equipa de mergulhadores sapadores e uma equipa de operadores de Sistemas Aéreos não Tripulados, e comandada pelo Capitão-de-fragata Santos Garcia.
A 'Brilliant Shield' decorre no Atlântico Norte, mar do Norte, mar da Noruega e mar Báltico e pretende "dar resposta ao contexto securitário envolvente, bem como promover a vigilância, reforçar a dissuasão e a capacidade de defesa" da NATO.
Leia Também: Marcelo condecora Museu da Marinha. Cerimónia contou com Gouveia e Melo