Atrasos no INEM? "Não foi por os bombeiros não avisarem"
A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) reagiu à notícia que dá conta do aumento de tempo do INEM em socorrer e a estabilizar as vítimas.
© Shutterstock
"Não foi por os bombeiros não avisarem". Foi desta forma que a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) reagiu, esta quinta-feira, à notícia avançada pelo Jornal de Notícias que dá conta do aumento de tempo do INEM em socorrer e a estabilizar as vítimas.
Através de uma publicação feita no Facebook, a LBP dá conta que tem alertado diversas vezes "o INEM, o Ministério da Saúde e a própria opinião pública "para os atrasos verificados na intervenção do INEM na coordenação da prestação do socorro pré-hospitalar que lhe compete, no âmbito do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM)".
A LBP explica que os alertas que faz têm como base os relatos dos bombeiros e assume que os atrasos "colocam em causa a execução do socorro e o encaminhamento do doente". "No fundo, esses alertas são agora corroborados pelo estudo realizado à prestação do INEM na região Centro mas que, porventura, não será muito diferente noutras zonas", pode ler-se na publicação.
A liga garante ainda que ao questionar o funcionamento do INEM tem como objetivo a "salvaguarda da operacionalidade e da eficácia dos bombeiros e, em especial, o superior interesse dos doentes atendidos".
Leia Também: Hoje é notícia: Morreu em Carcavelos para proteger mulher; INEM demorado
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com