Segunda-feira com chuva, trovoada e... muito calor. Poeiras regressam

São esperados aguaceiros fortes, granizo e vento. Há vários avisos em vigor, incluindo para o tempo quente.

Notícia

© ShutterStock

Notícias ao Minuto
29/07/2024 07:33 ‧ 29/07/2024 por Notícias ao Minuto

País

IPMA

É a última segunda-feira de julho e o dia promete ser marcado por um clima tropical. Se por um lado, é esperada chuva e trovoada, por outro, está prevista a subida da temperatura, de acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). 

 

Segundo o IPMA, esta segunda-feira esperam-se "períodos de céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade no Alentejo e Algarve a partir do meio da tarde".

Estão previstos "aguaceiros localmente fortes, de granizo e acompanhados de trovoada e rajadas fortes de vento, sendo mais prováveis na região Sul até ao meio da tarde e nas restantes regiões a partir do fim da manhã".

Prevê-se também "vento em geral fraco variável, temporariamente moderado (20 a 30 km/h) do quadrante sul nas regiões Centro e Sul a partir do fim da manhã e de noroeste no litoral oeste durante a tarde, soprando por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas das regiões Centro e Sul". 

No dia de hoje, haverá também "poeiras em suspensão, em especial no interior, e a progredir de sul para norte ao longo do dia". 

No que diz respeito à temperatura, ocorrerá uma subida da mínima e uma subida da máxima no litoral oeste. As máximas vão variar entre os 38 graus, em Évora, Beja e Castelo Branco, e os 30 graus, em Braga, enquanto as mínimas vão oscilar entre os 25 graus, em Castelo Branco, e os 18  graus, em Setúbal e Aveiro. 

Vários avisos em vigor

O aviso laranja para a trovoada está ativado para todos os distritos do sul, incluindo Lisboa, estando os restantes distritos com aviso amarelo.

Todo o território continental enfrenta também aviso amarelo para a precipitação.

Há ainda aviso amarelo devido ao calor nos distritos de Bragança, Évora, Guarda, Vila Real, Setúbal, Santarém, Beja, Castelo Branco e Portalegre.

Leia Também: Atenção, perigo máximo de incêndio rural em mais de 40 concelhos

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas