O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) divulgou, esta sexta-feira, a previsão do estado do tempo para a próxima semana, entre os dias 5 e 11 de agosto, em Portugal continental. Segundo o instituto, "espera-se uma subida de temperatura" a partir de dia 7, mas antes há "possibilidade de chuva" devido à influência de uma "crista anticiclónica".
No boletim semanal, o IPMA revela que "na próxima semana estaremos sob a influência de uma crista anticiclónica", com "aproximação de uma superfície frontal em dissipação" na terça-feira, dia 6, havendo "possibilidade de ocorrência de precipitação fraca (probabilidade inferior a 35%) restringida ao litoral Norte e Centro".
Já o vento "irá predominar do quadrante norte", mas poderá "ocorrer alterações na direção e intensidade" devido à "formação da depressão térmica e outros núcleos depressionários em Marrocos, ou na proximidade da Península Ibérica".
Os valores da "temperatura média do ar a 2 metros" irão "situar-se ainda acima do normal para época do ano durante o fim de semana e em especial no fim da próxima semana", sobretudo nas regiões do interior Norte e Centro.
Espera-se ainda uma subida de temperatura a partir de quarta-feira, dia 7, com máximas a variar entre os 20ºC e os 38ºC, enquanto as mínimas se situam entre 13ºC e 23ºC.
No entanto, alerta do IPMA, as zonas do vale do Douto, Tejo, Sado e Guadiana podem mesmo alcançar temperaturas máximas entre os 39ºC e 41ºC.
Leia Também: Grupo Oriental dos Açores com aviso amarelo por causa da chuva forte