Estudar no ensino superior custa em média mensalmente a cada aluno 903,90 euros, sendo o “custo de vida” o maior responsável pelas despesas dos alunos. A conclusão é de um estudo do Iscte, inserido no Projeto Europeu Eurostudent VIII, divulgado na terça-feira e avançado pelo jornal Público.
De acordo com os dados divulgados é no alojamento, alimentação e transportes que os estudantes mais gastam. No entanto, há outras áreas como a saúde, assistência à infância, pagamento de dívidas, atividades de lazer que também entram nas contas, bem como outras despesas comuns. No conjunto das despesas com os custos de vida, os estudantes despendem em
média mensal 762 euros.
O relatório revela também que a idade de cada estudante, bem como o facto deste trabalhar, ou não, influencia o valor gasto mensalmente. São os alunos mais velhos e com mais horas de trabalho aqueles que mais gastam por mês: 1269 euros.
Por outro lado, é apontado que os alunos bolseiros são quem menos gasta, sendo referido o valor médio de cerca de 518 euros por mês.
Onde é que os alunos mais gastam?
À semelhança do panorama nacional, é na habitação que os alunos mais gastam. O alojamento corresponde a 33,5% das despesas mensais. O estudo salienta que embora existam "situações muito diversas”, em média cada aluno gasta 300 euros por mês só para pagar o alojamento.
No caso de estudantes deslocados, o valor sobe para 363 euros.
O estudo realizado pelo Iscte, no âmbito do Projeto Europeu Eurostudent VIII, é o resultado de um inquérito realizado online a mais de dez mil estudantes.
Leia Também: Ensino Superior já validou 91 mil pedidos para devolução das propinas