Meteorologia

  • 11 SEPTEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Calor adensa-se este fim de semana. Eis a temperatura no seu distrito

Das recomendações deixadas pela Direção-Geral da Saúde às medidas preventivas e proibições deixadas pela Proteção Civil, fique a par do que não deve esquecer para um fim de semana em que as temperaturas vão passar os 40ºC.

Calor adensa-se este fim de semana. Eis a temperatura no seu distrito
Notícias ao Minuto

23:26 - 16/08/24 por Notícias ao Minuto

País IPMA

O fim de semana está quase a chegar e com ele o calor abrasador que poderá atingir valores "próximos dos 42°C nas regiões do Interior", de acordo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

 

O dia em que estão previstas as temperaturas mais altas é o sábado, 17 de agosto, quando todo o Alentejo (distritos de Portalegre, Beja Évora) vai estar sob aviso laranja devido ao calor. É neste último distrito que deverão fazer 41ºC - em Beja, os termómetros vão chegar aos 40ºC e em Portalegre chegarão aos 38ºC.

Também o Funchal vai estar sob aviso laranja, apesar de as temperaturas máximas só deverem chegar aos 31ºC.

Para quem está de férias - ou vive - no Algarve, o tempo estará mais agradável do que no Alentejo, ainda que bem quente na mesma. Na região, os termómetros vão marcar os 33ºC em Faro, e 30ºC em Sagres.

Em Castelo Branco deverão fazer 40ºC, em Santarém 39ºC, Setúbal 38ºC, Sines 35ºC, Viseu, Bragança Lisboa e Vila Real com 34ºC, Braga com 33º, Coimbra 32ºC e Guarda (31ºC). Abaixo dos 30ºC vai estar o arquipélago dos Açores, assim como Leira (29ºC), Braga, Viana do CasteloPorto (26ºC) e Aveiro com 25ºC.

O IPMA dá ainda conta de que a maioria do país terá o céu pouco nublado, e mais a Norte o céu estará nublado por nuvens altas. Já no Algarve, o céu estará limpo.

E no domingo?

No domingo, as temperaturas estarão também altas, mas vai haver uma ligeira descida - com o aviso laranja a 'desvanecer' para alerta amarelo.

Neste dia o céu estará mais limpo do que no anterior, com as máximas a ficarem abaixo dos 40ºC. Faro será o distrito onde vai estar mais calor, com os termómetros a chegarem aos 38ºC. Sagres vai marcar 25ºC.

Beja e Castelo Branco vão chegar aos 37ºC, Évora com 36ºC, Portalegre com 35ºC, com 33ºC estarão Braga, Vila Real e Bragança, Viseu com 32ºC, Santarém, Setúbal e Funchal com 31ºC, SinesCoimbra e Lisboa com 28ºC, Viana do Castelo e Porto com 26ºC, Leiria e Sagres com 25ºC, Aveiro com 24ºC e o arquipélago dos Açores com máximas a variar entre os 27ºC, em Ponta Delgada e os 30º, na Horta.

O que diz a Proteção Civil?

Já hoje, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) deixou alguns alertas  para a situação, dada a "continuação de tempo quente e seco e incremento do perigo de incêndio rural".

Em comunicado, a ANEPC aponta que dadas as condições existe o "aumento do risco de incêndio, com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais, bem como o aumento da dificuldade das ações de supressão, em especial no interior Norte e Centro, Alto Alentejo e no Algarve".

Quais as medidas preventivas?

Nos dias em que o risco de incêndio é 'muito elevado' ou 'elevado', existe a proibição de:

  • Fazer Queimada Extensiva;
  • Fazer Queima de Amontoados;
  • Utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito;
  • Fumigar ou desinfestar em apiários;
  • Usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores, todos os equipamentos com escape sem dispositivo tapa-chamas, equipamentos de corte, como motosserras ou rebarbadoras, ou a operação de métodos mecânicos que, na sua ação com os elementos minerais ou artificiais, gerem faíscas ou calor.
Proteção Civil avisa para risco

Proteção Civil avisa para risco "máximo" de incêndio e 42ºC. Os alertas

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil deixou alguns conselhos e lembrou proibições para os próximos dias, quando o calor se vai fazer sentir em território nacional e o perigo de incêndio vai 'disparar'.

Notícias ao Minuto | 15:36 - 16/08/2024

As recomendações da Direção-Geral da Saúde:

  • Beber água ou sumos de fruta natural, mesmo quando não tem sede, evitando o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Fazer refeições frias e leves, comendo mais vezes ao dia;
  • Utilizar roupa larga, que cubra a maior parte do seu corpo, e chapéu de abas largas e óculos de sol;
  • Manter-se em ambientes frescos, pelo menos 2 a 3 horas por dia;
  • Evitar a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11 e as 17 horas;
  • Utilizar protetor solar com fator > 30 e renovar a sua aplicação de 2 em 2 horas;
  • Se trabalhar no exterior faça-o acompanhado, porque em situações de calor extremo poderá ficar confuso ou perder a consciência;
  • Ter especial atenção com os doentes crónicos, crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida;
  • No período de maior calor, correr as persianas ou portadas, e ao entardecer deixar que o ar circule pela casa;
  • Manter-se informado relativamente às condições climáticas para poder adotar os cuidados necessários.

Leia Também: Proteção Civil avisa para risco "máximo" de incêndio e 42ºC. Os alertas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório