O aviso tem por base as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) relacionada com a situação geral do estado do tempo para a orla marítima, apontando para vento de norte/nordeste "fresco a muito fresco, sendo forte nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira".
A visibilidade no mar deve ser "boa" e as ondas vão ser na ordem dos 2,5 metros na costa norte e de um metro na parte sul, refere a autoridade marítima regional.
Face a esta situação meteorológica, a capitania recomenda o reforço das amarrações e vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas.
Também desaconselha passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima e a prática da atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas.
As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontavam para "vento fraco a moderado de nor-nordeste, soprando forte até aos 45 quilómetros horários, em especial nas terras altas e nos extremos leste e oeste na ilha da Madeira", situação meteorológica que se manterá nos próximos dias.
O IPMA também colocou também as todas as regiões da ilha da Madeira sob aviso laranja, sendo amarelo para o Porto Santo.
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica, enquanto o aviso laranja é emitido sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado.
Leia Também: Incêndio na Madeira. Câmara de Lobos ativa Plano Municipal de Emergência