Uma gata bebé foi resgatada da freguesia de Jardim da Serra, em Câmara de Lobos, após ter sido afetada pelo incêndio que lavra na Madeira há quatro dias. Segundo a associação Ajuda a Alimentar Cães, que procedeu ao resgate, a gata, batizada de Chama, sofreu queimaduras nas patas.
"Continuamos nos incêndios a salvar vidas. Mais uma gatinha bebé resgatada do Jardim da Serra. A Chama tem as patinhas queimadas, mas já está no nosso cantinho a receber todos os cuidados necessários", informou a associação na descrição de um vídeo do resgate.
As imagens, que pode ver na galeria acima, mostram o momento em que os elementos da associação conseguem chegar até à pequena gata, que estava muito próxima das chamas.
Numa nota, publicada na rede social Facebook, a Ajuda a Alimentar Cães alertou que "em caso de incêndio é importante assegurar a segurança dos animais".
"Não sabem o que está a acontecer e ficam apavorados. Tire-os de casa e leve temporariamente para a casa dos seus familiares ou amigos. Não os deixem presos e sozinhos à espera de um destino cruel", frisou.
Sublinhe-se que, de acordo com o mais recente balanço oficial divulgado pelo Serviço Regional de Proteção Civil, às 08h30, o incêndio contava com três frentes ativas, nas áreas do Curral das Freiras e Fajã das Galinhas, no concelho de Câmara de Lobos, e na Serra de Água.
As chamas estão a ser combatidas por 120 operacionais de todos os corpos de bombeiros da região, apoiados por 43 veículos e pelo meio aéreo do arquipélago, sendo que a região conta ainda, a partir de hoje, com o apoio dos 76 elementos da força conjunta da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
Leia Também: Na Serra de Água a noite foi "caótica" e sem mãos a medir