Morreu José Guilherme, o empresário que deu 14 milhões a Salgado

Foi a descoberta dessa transferência para uma conta 'offshore' na Suíça que ditou o início do fim de Salgado enquanto líder do Banco Espírito Santo (BES).

Notícia

© Reuters

Notícias ao Minuto
22/08/2024 12:09 ‧ 22/08/2024 por Notícias ao Minuto

País

BES

O construtor civil José Guilherme, conhecido pela ligação ao Benfica e por ter dado 14 milhões de euros ao ex-banqueiro Ricardo Salgado, numa operação exposta no processo Monte Branco, morreu na noite de quarta-feira, segundo o Jornal Económico.

 

O construtor tinha 78 anos de idade.

O Benfica também divulgou entretanto uma nota de pesar no site, destacando o "profundo benfiquismo" do empresário e considerando-o "uma figura decisiva na construção do novo Estádio da Luz".

Recorde-se que, no âmbito do processo BES, foi a descoberta da transferência dos 14 milhões para uma conta 'offshore' na Suíça que ditou o início do fim de Salgado enquanto líder do Banco Espírito Santo (BES), em 2012.

No entanto, o banqueiro, que liderou o BES durante 22 anos, justificou a quantia ao Banco de Portugal com a "figura jurídica de liberdade", que diz respeito a uma oferta.

Na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) feita ao caso BES, em dezembro de 2015, Salgado escusou-se a falar em detalhe da prenda do "foro pessoal" do construtor, sublinhando que o caso estava em segredo de Justiça.

Ainda de acordo com o Jornal Económico, que cita uma auditoria da EY, o construtor era um dos grandes devedores Novobanco e "chegou a admitir que quando o BES foi alvo de uma medida de resolução pelo Banco de Portugal, em 2014, devia 'cerca de 121 milhões de euros' ao banco".

Benfica lamenta morte de José Guilherme, referência na construção da Luz

Benfica lamenta morte de José Guilherme, referência na construção da Luz

Empresário e construtor civil morreu, esta quinta-feira, aos 78 anos.

Notícias ao Minuto | 13:05 - 22/08/2024

Leia Também: Tribunal admite que Ricardo Salgado não pode depor face ao Alzheimer

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas