Meteorologia

  • 13 SEPTEMBER 2024
Tempo
30º
MIN 17º MÁX 30º

"Desfazer nó"? Liga dos Bombeiros diz que n.º ambulâncias fica aquém

A Liga dos Bombeiros Portugueses pediu, esta sexta-feira, esclarecimentos ao Executivo sobre o anúncio feito na quinta-feira, no qual o Governo deu 'luz verde' para a compra de 120 veículos destinados aos bombeiros.

"Desfazer nó"? Liga dos Bombeiros diz que n.º ambulâncias fica aquém
Notícias ao Minuto

18:51 - 23/08/24 por Notícias ao Minuto

País Bombeiros

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) reagiu, esta sexta-feira, à 'luz vez verde' do Governo para a compra de veículos, anunciada ontem.

 

"A Liga dos Bombeiros Portugueses interpreta como uma tentativa de desfazer o nó das ambulâncias do INEM, a decisão do Governo de autorizar a aquisição de 120 viaturas supostamente para os bombeiros e mais 200, entre ambulâncias e viaturas VMER", começam por escrever os responsáveis numa publicação partilhada no Facebook.

A Liga dá conta, no entanto, de que o anúncio não foi claro, nomeadamente, em relação à substituição de veículos já existentes. "Aquilo que os bombeiros não percebem, e que a Liga quer entender, é não só, o número de ambulâncias a substituir, mas, também, os termos em que elas serão entregues às associações com as implicações que isso terá em temos económicos e jurídicos", aponta ainda.

A LBP refere ainda que o número anunciado pelo Executivo "não condiz" com a avaliação feita pelos bombeiros, já que, segundo os mesmos, são necessárias "entre 260 e até 330 ambulâncias". Estes números são justificados, nomeadamente, em "função do desgaste, número de quilómetros (muitas com um milhão) e idade (algumas com 20 anos e outras com 14) das atuais, que há muito acumulam avarias frequentes e más condições de segurança para o serviço que prestam".

"Assim, a LBP pretende que o Governo clarifique a situação no sentido de se adequar à realidade do articulado entre Bombeiros e INEM", rematam. 

Leia Também: Governo aprova compra de 320 veículos de emergência médica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório