Agosto vai terminar com uma subida de temperatura, esperada a partir de dia 29, mas também com uma provável situação de instabilidade em Portugal continental, segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Após um período de temperaturas relativamente amenas, o IPMA refere que "é expectável que entre os dias 29 e 31 de agosto se verifique uma subida gradual de temperatura, associada a um transporte de ar quente de sul".
Até dia 2 de setembro "não deverá haver alteração significativa nas temperaturas, com os valores das máximas a contribuírem para onda de calor na generalidade das estações do IPMA, exceto no Algarve e eventualmente em alguns locais do Baixo Alentejo".
"De acordo com este cenário e ainda devido ao posicionamento de uma depressão nos níveis médios e altos da atmosfera a oes-sudoeste do território continental, é igualmente provável a existência de condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoadas, existindo, no entanto, incerteza espacial e temporal destes fenómenos, que será determinada, entre outros, pela posição da referida depressão", aponta ainda o Instituto.
Ainda de acordo com este cenário, "poderão surgir poeiras em suspensão provenientes do norte e África".
Leia Também: Perigo máximo de incêndio em mais de 50 concelhos de sete distritos