Registo da produção do bordado Filé de Felgueiras obteve parecer positivo
O pedido de registo da produção tradicional do bordado denominado Filé de Felgueiras obteve parecer positivo da Comissão Consultiva para a Certificação de Produções Artesanais Tradicionais, segundo um aviso publicado hoje em Diário da República.
© Octávio Passos / Global Imagens
País Artesanato
"Torna-se público que a Câmara Municipal de Felgueiras apresentou o pedido de registo da produção tradicional 'Filé de Felgueiras' no Registo Nacional de Produções Artesanais Tradicionais Certificadas, tendo o mesmo merecido o parecer positivo da Comissão Consultiva para a Certificação de Produções Artesanais Tradicionais", lê-se no aviso.
A publicação acrescenta que "qualquer pessoa, singular ou coletiva, detentora de legitimidade para o efeito, pode opor-se ao registo, no prazo de 20 dias, mediante a apresentação de exposição devidamente fundamentada junto do IEFP".
O Filé de Felgueiras é, segundo o pedido de registo, "um produto artesanal único, com uma imagem forte e singular facilmente identificável no conjunto dos têxteis artesanais portugueses".
O processo de certificação do Filé de Felgueiras poderá, de acordo com o Município, constituir o motor de recuperação e desenvolvimento desta atividade artesanal na região, proporcionando condições para que a produção alcance um plano economicamente viável, evitando o seu desaparecimento.
O Filé de Felgueiras é uma renda ou bordado sobre uma rede artesanal e presa numa moldura, onde os fios são esticados. Esta rede é o suporte onde posteriormente o bordado é executado, como se fosse um crivo, em motivos florais, vegetalistas, geométricos e figurativos.
Atualmente, lê-se no aviso, há poucas pessoas em Felgueiras que se dedicam a esta atividade e comercialização, por não ser considerada rentável.
No entanto, a autarquia local refere que "o filé mantém-se como um elemento importante da memória coletiva e da identidade de muitos lugares e freguesias de Felgueiras".
Leia Também: Feira de Agosto em Grândola 'oferece' música, gastronomia e artesanto
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com