Meteorologia

  • 19 SEPTEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 26º

Fogo em Vinhais em rescaldo após noite complicada para 70 habitantes

O incêndio que começou no domingo em Rebordelo, Vinhais, distrito de Bragança, está em fase de rescaldo, depois de durante a noite ter sido necessário colocar cerca de 70 habitantes da aldeia de Nuzedo de Baixo em local seguro.

Fogo em Vinhais em rescaldo após noite complicada para 70 habitantes
Notícias ao Minuto

09:00 - 02/09/24 por Lusa

País Incêndios

"Uma das frentes aproximou-se muito e rodeou toda a aldeia de Nuzedo de Baixo. Como forma preventiva, foi ativado o plano Aldeia Segura Pessoas Seguras, que consistiu no confinamento das pessoas num local seguro, no centro da aldeia. Foi uma situação momentânea, por precaução. Quando a frente de fogo foi extinta, as pessoas regressaram às suas habitações com normalidade", explicou à Lusa o comandante João Noel Afonso, do Comando Sub-Regional das Terras de Trás-os-Montes.

 

Apesar de dominado durante a noite, vão manter-se no local todos os meios no terreno, incluindo os aéreos, para ajudar a consolidar pontos quentes que ainda existem, disse o comandante João Noel Afonso.

O fogo começou às 16h21 de domingo e chegou a ter três frentes ativas.

"O incêndio foi caracterizado por um início muitíssimo violento. Atingiu logo numa fase muito precoce três frentes e foi desenvolvendo durante todo o dia nessas três frentes com muita violência. As maiores dificuldades foram a orografia. Estamos a falar de uma zona muito montanhosa, com muito povoamento, muito pinhal. Depois a fim da tarde, início da noite, o vento que se começou a intensificar dificultou muito todas as ações de combate", detalhou João Noel Afonso. 

Duas estradas estiveram cortadas durante o combate às chamas - a Estrada Nacional (EN) 103, entre Rebordelo e Vinhais, e a Estrada Municipal (EM) 529, entre Vale das Fontes e Nuzedo de Baixo.

Esta manhã, fonte da Guarda Nacional Republicana informou à Lusa que a EN103 reabriu por volta das 03h20 da madrugada. Já a EM 529 está transitável deste as 07h20.

Às 08h15 de hoje, o incêndio mobilizava 254 operacionais e 90 veículos, segundo os dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Leia Também: Dominado fogo em Vinhais que levou a confinamento de aldeia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório