Escolas receberam "atempadamente" relatórios sobre provas de aferição

Medida permite às escolas "identificarem áreas a melhorar e aos professores ajustarem as suas estratégias didáticas e pedagógicas".

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
05/09/2024 16:02 ‧ 05/09/2024 por Notícias ao Minuto

País

Escolas

As escolas receberam, "atempadamente" os relatórios que contêm informação relativa aos resultados das provas de aferição do Ensino Básico realizadas no ano letivo 2023/2024, no 2.º, 5.º e 8.º anos de escolaridade.

 

Em comunicado, o Ministério da Educação, Ciência e Inovação afirmou que os Relatórios Individuais das Provas de Aferição (RIPA), o Relatório de Turma das Provas de Aferição (REPA Turma) e o Relatório de Escola das Provas de Aferição (REPA Escola), "contêm informação detalhada e com valor formativo para as escolas".

Tal informação deverá "contribuir para a reflexão sobre estratégias didáticas e pedagógicas, no âmbito da gestão curricular, com o fim de promover a melhoria das aprendizagens e o sucesso educativo dos alunos".

Em comunicado a tutela considera que é "essencial" que "as escolas recebam estes relatórios a tempo de preparar o ano letivo seguinte ao das provas realizadas", sendo que "este envio atempado ocorreu graças ao compromisso" do ministério" e "sobretudo, ao esforço dos serviços, em particular, do IAVE e do Júri Nacional de Exames".

O Ministério da Educação conclui dizendo que "a importância da divulgação atempada dos relatórios foi reforçada na apresentação, a 18 de julho, do novo modelo de avaliação externa, que irá vigorar a partir do ano letivo 2024/2025", sendo que, no âmbito deste novo modelo, "estes relatórios serão revistos de forma a acomodarem as alterações previstas nas novas provas de monitorização da aprendizagem (provas ModA), que se realizam no final do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico (4.º e 6.º anos), com uma classificação de caráter quantitativo e com indicação e descrição de níveis de desempenho".

Leia Também: Movimento quer proibir telemóveis nas escolas e fim dos manuais digitais

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas