As especialidades mais reforçadas foram medicina interna (5), anestesiologia (4) e pediatria (4), seguidos da cirurgia geral (3) e psiquiatria (3).
Em comunicado, aquela estrutura revelou também que na sexta-feira vão ser assinados contratos de trabalho com novos médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar, que irá permitir atribuir médico de família a mais de 20 mil utentes nos vários concelhos abrangidos.
A ULS de Coimbra conta nos seus quadros com 2.183 médicos, dos quais 837 são médicos internos, o que a torna na "maior entidade formadora do país".
"Apesar de, globalmente, sermos a entidade nacional com maior e mais compreensiva oferta de cuidados de saúde (mais de 10.000 consultas médicas e cirurgias por dia útil), o aumento contínuo de procura exige um aumento da resposta assistencial desta unidade de saúde", refere o comunicado.
A ULS de Coimbra garante um raio de ação em 21 concelhos e aproximadamente 415 mil utentes, na qual cerca de metade são idosos e a densidade populacional é mais reduzida.
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) integra os Hospitais da Universidade de Coimbra, o Hospital Geral (vulgarmente identificado por hospital dos Covões), o Hospital Pediátrico e as maternidades Bissaya Barreto e Daniel de Matos e o Hospital Sobral Cid, em Coimbra, além do Hospital Arcebispo João Crisóstomo, em Cantanhede, e o Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro Rovisco Pais, na Tocha (concelho de Cantanhede).
Fazem ainda parte do CHUC 26 centros de saúde de 21 municípios dos agrupamentos do Baixo Mondego e Pinhal Interior Norte.
Leia Também: Comissão de utentes do Seixal preocupada com mundanças na administração da ULS