A semana de 9 a 15 de setembro será marcada por vento e por “valores baixos de temperatura para a época do ano”. Este “desconforto térmico”, que se fará sentir com mais força no litoral, deve-se a um “anticiclone intenso” na região dos Açores e a uma “região depressionária” no Mar do Norte.
“As condições meteorológicas com maior relevância serão o vento forte e os valores baixos de temperatura para a época do ano. A conjugação destes dois fatores resultará num desconforto térmico que se fará sentir com maior significado nas regiões do litoral oeste e terras altas”, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em comunicado.
O organismo detalhou que “esta situação meteorológica, um pouco anómala para a época, deve-se a um anticiclone intenso localizado na região dos Açores, que se estende pelo Atlântico Norte até à Gronelândia”, bem como a “uma região depressionária centrada no Mar do Norte”, que determinará “um intenso fluxo de norte sobre a parte ocidental da Península Ibérica”.
“Os valores mais baixos da temperatura máxima, da ordem de 20°C, ocorrerão no litoral das regiões Norte e Centro, e os valores mais altos, da ordem de 30°C, no interior do Alentejo e Algarve”, lê-se.
Ainda assim, a temperatura mínima também terá valores relativamente baixos, da ordem de 10°C, particularmente no interior das regiões Norte e Centro. Poderá até ser inferior nas terras altas.
Já o vento soprará “moderado ou forte no litoral, entre 30 km/h a 40 km/h”, com rajadas que poderão ultrapassar os 70 km/h em alguns locais do litoral oeste nos dias 10 e 11.
Também há a possibilidade de ocorrer precipitação fraca, provavelmente no dia 12, nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, segundo o IPMA.
Na Madeira, as máximas chegarão aos 29ºC, enquanto as mínimas ficar-se-ão pelos 20ºC.
Nos Açores o cenário será semelhante, prevendo-se temperaturas máximas na ordem dos 24º e 29ºC, e mínimas entre 22º e 19ºC.
Leia Também: De Aitor a Wolfgang. Conheça os nomes das próximas 21 tempestades